Para se poder disputar de um bom jogo de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), é preciso estarem reunidas um conjunto de condições para tal, como é o caso de ter bons fps ou de jogar com um ping baixo, algo que Oleksandr “s1mple” Kostyliev explicou.
Numa livestream realizada no seu canal da Twitch, s1mple revelou que teve alguns problemas para jogar em Espanha, uma vez que o ping dos servidores era de 70ms, um valor bastante alto para um jogo profissional de CS:GO.
Para tentar resolver esse problema, o jogador ucraniano explicou que usou um software chamado “ExitLag”, que ajuda a encontrar o caminho mais otimizado para o servidor do jogo, o que faz com que o ping possa baixar substancialmente.
Segundo o atleta da NAVI, ele conseguiu baixar os iniciais 70ms para 35ms, depois de ter usado este software. Contudo, não quer dizer que esta ferramenta vá fazer sempre um efeito tão grande, tendo em conta que depende muito da localização.
Isto quer dizer que, apesar do software ter tido tanto impacto no caso de s1mple, não significa que vá ter o mesmo, em qualquer outro lugar. De referir ainda que este software referido pelo ucraniano não é gratuito, pelo que para ser utilizado é necessário pagar.
Contudo, o ExitLag parece ter resultado na perfeição para s1mple, que se mostrou muito satisfeito com o produto que ajuda a reduzir o ping, uma condição muito importante para jogar CS:GO. De referir que uso de softwares pode gerar problemas com o sistema anti-cheat, pelo que quem estiver interessado em usá-lo, deve certificar-se primeiro que o mesmo não infringe as regras.