O primeiro dia de jogos no qualificador fechado da RTP Arena Cup chegou ao fim com os apuramentos de S2V e x6tence para a próxima fase do qualificador ibérico de acesso ao Showdown Europeu da BLAST Premier Spring.
O jogo inaugural deste qualificador não aconteceu devido a problemas por parte dos Wizards, organização que no início da semana comunicava a saída total da sua equipa de CS:GO, não tendo conseguido apresentar um lineup que fosse ao encontro das regras deste qualificador ibérico. A administração do qualificador acabou por decidir a não participação da equipa e a atribuição da vitória por default a favor dos S2V.
Com início pelas 17:00, FTW e x6tence discutiam outra vaga nos Playoffs com os Vodafone Giants a aguardar pelo vencedor – os mapas de Inferno, Nuke e Overpass foram escolhidos após o veto iniciado pela equipa portuguesa da FTW. Os x6tence começaram no lado CT e pautaram o jogo, mantendo a vantagem durante o mesmo e terminando a metade com um 9-6.

A FTW não conseguiu fechar o Nuke a seu favor com uma vantagem de 13-4 e acabou por deixar a série chegar a Overpass.
Após a troca de lados, a FTW mostrou outra disposição e teve em Rui "rizz" Lima um elemento desbloqueador com mais de 31 kills, ganhando ronda após ronda e conseguindo fugir no último terço do jogo com a vitória por 16-12. No Nuke, o conjunto português cumpriu no lado CT com 11 rondas conquistadas às quais adicionou a ronda de pistolas no lado T, acabando por alcançar um 13-4 a seu favor.
Os x6tence conseguiram entrar no marcador após as duas primeiras rondas no lado CT e começaram a criar problemas sérios à FTW que não encontrou respostas para destruir a defesa argentina que somava ronda após ronda a seu favor. Com uma sequência de 12 rondas encaixadas, os x6tence ganhavam o mapa por 16-13 e levavam todas as decisões para o Overpass.
No derradeiro mapa, a FTW começava melhor com a ronda de pistolas e as duas seguintes, acabando por entregar o domínio da metade aos x6tence que chegavam ao intervalo com um 10-5 favorável. Os argentinos conseguiram ampliar a sua vantagem para um 14-5 após a troca de lados e complicaram a vida dos portugueses, acabando os mesmos eliminados por 16-10 após somar mais algumas rondas no lado CT.

A equipa de JonY BoY segue em frente na prova e irá reencontrar os Vodafone Giants no dia 16.
O qualificador fechado da RTP Arena Cup chega ao fim no dia de amanhã com duas séries BO3 agendadas: pelas 14:00 entram no servidor as equipas de KPI e eXploit, com os OFFSET e Wygers a discutir a última vaga nos Playoffs pelas 17:00.
Já estão definidos os dois jogos inaugurais da RTP Arena Cup no dia 16 de Maio com os Movistar Riders a defrontar os S2V e os portugueses Vodafone Giants a reencontrar os x6tence após o BO3 que ambas disputaram para a ESL CS:GO Masters VII.