É já amanhã que a SAW arranca a sua participação no RMR europeu A para o BLAST.tv Paris Major 2023, frente a Virtus.pro. O jogo é contra um velho conhecido, que já impediu a formação portuguesa de se qualificar para o PGL Major Antwerp 2022.

Entrar a vencer é essencial para as ambições da equipa portuguesa, que sonha alcançar o seu primeiro Major. Contudo, o adversário não é um qualquer, tendo em conta que venceu o último Major de CS:GO, realizado no Rio de Janeiro.

O historial pesa contra a SAW, mas sabemos bem que ele não joga e as provas dos nove são tiradas dentro do servidor. De um lado, os campeões em título do último Major e atual top 10 mundial. Do outro, uns portugueses sedentos de vingança e com uma enorme vontade de tirar o passaporte para a cidade do amor.

O sonho que terminou no Inferno

Da última vez que estas duas equipas estiveram frente a frente, foi a formação russa quem levou a melhor, num BO3 que lhe deu o último lugar no Major. Porém, a vitória não foi nada fácil. Mas afinal como foi o desenrolar da partida?

Ora, o primeiro mapa foi para o bolso da Virtus.pro, que fechou o Dust2 com um triunfo pela margem mínima(16-14). No Ancient, os lusitanos deram uma resposta à altura e empataram a série(16-10).

Ao fim de dois mapas, tudo empatado e seguia-se o Inferno. Na última ronda, os warriors podiam ter fechado o encontro com um 16-14, mas Dzhami “Jame” Ali conseguiu desarmar a bomba mesmo no último segundo e levou o jogo para prolongamento, onde a sua equipa venceria a partida por 19-16, eliminando assim os portugueses.

Além disso, a formação portuguesa já havia enfrentado os russos por outras duas ocasiões. A primeira foi a 14 de outubro de 2020, no qualificador fechado da Flashpoint S2, onde a Virtus.pro levou a melhor por 2-0. Já a outra partida, foi em dezembro do mesmo ano, com a SAW a perder por 3-1 na final da DreamHack Open December.

Historial completo de confrontos entre SAW e Virtus.pro:

2020 – Qualificador fechado Flashpoint S2 | SAW 0-2 Virtus.pro
2020 – Final da DreamHack Open December | SAW 1-3 Virtus.pro
2022 – RMR PGL Major Antwerp 2022 | SAW 1-2 Virtus.pro

O histórico não é nada favorável à equipa nacional, mas, amanhã, às 10h, a SAW tem oportunidade de se vingar e entrar com o pé direito no RMR para o BLAST.tv Paris Major 2023. As oito melhores equipas do RMR europeu A tiram bilhete para o Major.