Este sábado, ENCE e Vitality disputaram a primeira meia-final da IEM Cologne 2023. Após ir a terceiro mapa, a ENCE levou a melhor sobre os atuais campeões do Major (2-1).
Escolhido pela vencedora do BLAST.tv Paris Major 2023, a partida arrancou no Mirage. As duas equipas mediram forças, num primeiro tempo muito bem disputado, que viu a Vitality a sair por cima(9-6). Mas a segunda metade trazia algo diferente. Confiante, a ENCE mostrou-se extremamente eficaz ofensivamente, recuperando a desvantagem e dando a cambalhota no marcador para roubar o mapa com um triunfo por 16-14.
THE FIRST TEAM IN THE #IEM COLOGNE 2023 GRAND FINAL 🎉
THE CATHEDRAL AWAITS.@ENCE 👏@SnappiCSGO@Dychacs@madennCS@SunPayuscsgo@NertzCS@sAwCSGO pic.twitter.com/lv2K926oFj
— The Cathedral of Counter-Strike (@ESLCS) August 5, 2023
Em Nuke, mapa escolhido pela ENCE, a Vitality deu uma resposta à altura. No primeiro tempo, a organização francesa dominou por completo e, ao intervalo, levava uma vantagem de sete rondas (11-4). Com dificuldades em impor-se na sua escolha, a ENCE foi à procura da reviravolta. Alvaro ‘SunPayus‘ Garcia foi o jogador mais inconformado, o espanhol esteve em grande evidência e tentou, por inúmeras vezes, remar contra a maré. Contudo, a excelente prestação do atleta ibérico não foi suficiente e, a ENCE, viu a Vitality vencer a ronda decisiva rumo ao mapa final da série (16-14).
No mapa decisivo, Vertigo, SunPayus voltou a ser fulcral. O AWPer espanhol não deu hipóteses às aspirações de Mathieu “ZywOo” Herbaut e companhia. Na primeira parte do duelo, a ENCE controlou com maturidade. A calma demonstrada pela equipa internacional no capítulo ofensivo, traduziu-se numa vantagem confortável ao intervalo (10-5). Nesta altura, a Vitality precisava urgentemente de soluções. A equipa comandada por Danny “zonic” Sørensen ainda venceu duas da três primeiras rondas do segundo tempo, mas não se mostrou à altura dos acontecimentos. A ENCE triunfou e carimbou a passagem à final da IEM Cologne 2023 (16-7).
SunPayus esteve completamente endiabrado e mereceu o MVP da partida. O espanhol assinalou, nos três mapas, um parcial de 76-46 (rating 1.48).
Com esta vitória, a ENCE enfrentará o vencedor entre Astralis e G2 na final da IEM Cologne 2023. Podes acompanhar todas as incidências da competição, aqui.