24 de janeiro significa dia de aniversário para Epitácio “TACO” de Melo. Um dos jogadores brasileiros mais condecorados da história do Counter-Strike: Global Offensive, o atual in-game leader da 00NATION celebra esta terça-feira (24) o 28.º aniversário.
Em dia de festa, o FRAGlíder reuniu algumas das melhores jogadas que marcaram a carreira de TACO. Sendo difícil dizer qual highlight é o melhor, o objetivo também não passa por aí, mas sim por celebrar aquele que é um dos nomes mais acarinhados do público nos últimos anos.
Recorda cinco jogadas icónicas de TACO:
1v4 vs. Luminosity – ESL Pro League S9 Finals
A MIBR defrontava a Luminosity num encontro de eliminação no Grupo B da ESL Pro League S9 Finals. Depois de ter triunfado em Mirage, a equipa de TACO estava numa situação complicada em Dust2.
Após ter perdido a primeira metade por 4-11, a MIBR tinha que dar a volta ao resultado no T side. O pistol round era, por isso, de importância extrema, mas tudo parecia alinhado para nova vitória da Luminosity. No entanto, TACO teve ideias diferentes e transformou uma situação de 1v4 numa vitória da MIBR com recurso a tiros de elevada qualidade. O clutch do brasileiro, de resto, abriu caminho a uma grande reviravolta da MIBR, que perdeu apenas duas rondas na segunda metade e venceu por 16-13.
1v3 vs. Cloud9 – IEM Katowice 2020 North America Closed Qualifier
TACO e grandes jogadas em pistol rounds começa a ser uma constante nesta lista. Desta feita, a jogada selecionada aconteceu durante a final do qualificador fechado norte-americano para o IEM Katowice 2020. Perante a Cloud9, o jogador brasileiro teve mais um momento de magia.
Durante o pistol round da segunda parte em Train, TACO e Fernando “fer” Alvarenga procuravam o retake ao bombsite A numa situação de 2v3, que rapidamente se tornou 1v3 quando fer foi derrubado. TACO conseguiu de imediato a trade, mas ainda ficou sozinho contra dois opositores, sem defuse kit e com pouco tempo para jogar. O jogador sul-americano arriscou no fake e foi recompensado, com ambos os jogadores a mostrarem-se e este a revelar reflexos absolutamente incríveis para conseguir as duas kills antes de desarmar a bomba.
3K vs. fnatic – FACEIT League 2015 Stage 3 Finals at DreamHack Winter 2015
A Luminosity encontrou a fnatic na grande final da FACEIT League 2015 Stage 3 e foi aí que mais um grande momento de TACO surgiu. Em Train, mapa onde o CT side brasileiro se tornou célebre, foi o jogador de 28 anos a assinar um dos melhores momentos do embate.
A jogar na zona da rampa, TACO conseguiu ouvir tudo o que estava prestes a acontecer. Perante a correria dos jogadores da fnatic, o brasileiro decidiu manter-se junto da smoke e a jogada de stand your ground acabou por surtir o efeito desejado. Três adversários tentaram passar a smoke… e três adversários caíram para a FAMAS de TACO.
1v4 vs. Gen.G – Flashpoint Season 1
Por vezes, os melhores clutches também têm alguma sorte à mistura e TACO não foi exceção. Durante a Flashpoint Season 1, o jogador brasileiro converteu um clutch 1v4 no duelo entre a MIBR e a Gen.G que teve muito de génio, mas também alguma sorte.
Se o trigger discipline para garantir as primeiras duas kills e a movimentação com o bunny hop para conseguir recuperar a bomba são geniais, tudo podia depois ter caído por terra. No entanto, Sam “s0m” Oh falhou um tiro aparentemente fácil e isso voltou pouco depois para o assombrar, já que TACO aproveitou esse erro do adversário para derrubar Hansel “BnTeT” Ferdinand, plantar a bomba e encontrar novo duelo com s0m, onde desta vez saiu por cima. Alguma sorte, mas também muito mérito do brasileiro em mais um grande momento.
4K vs. fnatic – FACEIT League 2015 Stage 3 Finals at DreamHack Winter 2015
Voltamos à DreamHack Winter 2015 e à grande final da FACEIT League 2015 Stage 3, porque se há uma lista com grandes jogadas de TACO, é garantido que a certo momento vai aparecer Cobblestone como plano de fundo e o jogador brasileiro a semear o terror na defesa da plataforma do bombsite B.
Foi precisamente isso que aconteceu frente à fnatic. Numa altura em que as coisas não estavam a correr bem à Luminosity em termos de resultado, TACO assumiu uma postura mais agressiva e avançou pela plataforma, encontrando dois duelos enquanto se sentava numa molotov. Nem as chamas, nem a falta de balas na rifle levaram o jogador brasileiro a pensar em recuar, mas sim em avançar. Agora de USP-S, TACO continuou a avançar e ainda encontrou mais dois adversários para passar a mensagem clara: o B está fechado.
Para além de várias jogadas de grande qualidade, TACO tem também um palmarés recheado. Parte da era dourada do Counter-Strike brasileiro, nomeadamente do lineup lendário da Luminosity, o experiente jogador brasileiro conta com dois torneios Major no currículo, bem como uma série de outras vitórias nos maiores palcos da modalidade.