Esta segunda-feira (8) inicia-se o fim de uma era com o último torneio Major disputado no Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). Naquela que começa a ser uma hora de despedidas, o FRAGlíder opta por recordar o que para trás ficou: dez anos dos maiores torneios à escala mundial no CS:GO.
Em Paris, a Valve vai encerrar um capítulo na história do seu FPS para abrir caminho à versão Counter-Strike 2 (CS2). Para trás ficarão 19 torneios da categoria Major, já contabilizando o da capital francesa, e a passagem por nove países diferentes.
A história começou em 2013 e durante dois anos os Major ficaram restritos a três localizações específicas: Jönköping (Suécia), Katowice (Polónia) e Colónia (Alemanha). Mas em 2015 houve espaço para iniciar a internacionalização dos mesmos e Cluj-Napoca, na Roménia, foi o primeiro destino “fora da caixa” para o maior torneio do cenário.
Se a Roménia foi o primeiro passo fora do que até ali era o comum, rapidamente a Valve levou as malas e bagagens para outro continente e Columbus, nos Estados Unidos, teve o seu Major em 2016. Os dados estavam lançados e a partir daí muitas mais localizações haviam de receber o seu “presente”. Houve espaço para regresso aos “países-mãe”, ainda que com localizações diferentes dentro deles, mas também para a estreia de países como Bélgica, Brasil, Inglaterra ou agora a França.
Dez anos, 19 torneios, nove países, dois continentes. Um resumo que é feito no mapa abaixo:
Esta segunda-feira inicia-se o último capítulo, a Last Dance do CS:GO. Em Paris, tida por muitos como a “capital do amor”, a Valve fecha um romance de dez anos, mas promete uma nova história de amor já a partir de 2024.