Após o término do quarto qualificador para o RMR europeu, no qual a SAW conseguiu o apuramento, é hora de fazer contas às estatísticas. De acordo com os dados da HLTV, mas excluindo os jogadores que têm menos de três mapas em registo no qualificador, é possível constatar que três jogadores da equipa portuguesa estão entre os dez melhores da prova e que o coletivo luso foi a melhor equipa do torneio, com um rating de 1.21.

Apesar dos problemas de saúde que o afetaram durante a prova, Christopher “MUTiRiS” Fernandes foi o melhor jogador dos warriors. O capitão e IGL da equipa conseguiu um rating de 1.28 ao longo de seis mapas e 152 rondas jogadas e foi o sexto melhor jogador de todo o qualificador. Logo atrás, Michel “ewjerkz” Magalhães surge na sétima posição geral, com um rating de 1.25 e, a fechar o trio, Tiago “JUST” Moura ocupa o nono lugar com 1.24.

O top 10 de melhores jogadores do qualificador:

Classificação Jogador Equipa Rating
1.º Igor “lollipop21k” Solodkov 1WIN 1.39
2.º DK Benjamin “blameF” Bremer DK Astralis 1.38
3.º Aurélien “afro” Drapier HEET 1.37
4.º DK Frederik “acoR” Gyldstrand GamerLegion 1.33
5.º Aleksandr “TRAVIS” Timkiv 1WIN 1.30
6.º
Christopher “MUTiRiS” Fernandes SAW 1.28
7.º
Michel “ewjerkz” Magalhães SAW 1.26
8.º
Owen “smooya” Butterfield Benched Heroes 1.25
9.º
Tiago “JUST” Moura SAW 1.24
10.º
Denis “deko” Zhukov 1WIN 1.17

 

Fora do top 10 geral ficaram João “story” Vieira e Ricardo “rmn” Oliveira, que ainda assim apresentam estatísticas individuais muito positivas. O jovem AWPer conseguiu um rating de 1.17, pelo que ficou em igualdade com o décimo classificado, Denis “deko” Zhukov. Quanto a rmn, conseguiu um rating de 1.11 e surge mais abaixo, no 16.º lugar.

MUTiRiS entre os melhores a usar flashbangs e o melhor de pistola

Olhando à eficácia com flashbangs, MUTiRiS volta a aparecer nos primeiros lugares. O jogador da SAW foi o quarto jogador com melhor uso de flashes em todo o qualificador. No total, MUTiRiS teve uma média de 0,93 flashes atiradas por ronda e esteve, em média, 1,91s “cego” devido a flashes. Contudo, o capitão da equipa portuguesa também conseguiu deixar os adversários, em média, “cegos” durante 2,67s por ronda, o que se traduz numa taxa de sucesso de 0,85 com o uso deste utilitário.

A tabela é liderada pelo polaco Konrad “EXUS” Jeńczeń, da Illuminar, que conseguiu uma taxa de sucesso de 1,04. Apesar de atirar consideravelmente menos flashes por ronda — apenas 0,47 — do que os restantes jogadores do top 5, EXUS tem um melhor rácio entre o tempo médio por ronda em que ficou “cego” — 0,82s — e o tempo médio por ronda em que adversários ficaram “cegos” pelas suas flashes, que corresponde a 1,56s.

Já nas pistolas, não há melhor que MUTiRiS. O IGL português dominou a tabela estatística nos pistol rounds e foi o melhor jogador do qualificador nessas rondas em particular. Christopher Fernandes conseguiu um K/D de 3.40 ao longo de 12 pistol rounds registadas, o que se traduz num impressionante rating de 2.18. O segundo classificado, Audric “JACKZ” Jug, surge com um rating de 1.92.

O top 5 de jogadores no pistol round:

Classificação Jogador Equipa Rating
1.º Christopher “MUTiRiS” Fernandes SAW 2.18
2.º Audric “JACKZ” Jug HEET 1.92
3.º Aleksandr “TRAVIS” Timkiv 1WIN 1.84
4.º Tiago “JUST” Moura SAW 1.52
5.º Aleksandr “glowiing” Matsievich 1WIN 1.45

 

Para além de ter conseguido o apuramento para o RMR europeu, a SAW conseguiu mesmo vencer o qualificador. A equipa portuguesa derrotou a Astralis na grande final.