Ksenia “vilga” Klyuenkova e a sua Nigma Galaxy foram as grandes vencedoras da primeira temporada de ESL Impact League, em Dallas. À conversa com a Blix.gg, a capitã explicou a importância desta competição.

“A ESL Impact foi como uma lufada de ar fresco para o cenário feminino de CS:GO”, contou a russa. “2021 foi difícil para toda a gente, especialmente no cenário feminino, e toda a gente começou a mudar-se para outro jogo. A ESL basicamente criou oportunidades para continuar a desenvolver o cenário feminino e estamos muito gratas por isso”.

Pouco depois, na mesma entrevista, vilga voltou a elogiar a ESL por “trazer mais equipas para o cenário”. “Podemos ver que em cada ESEA Cash Cup há cerca de 30-40 equipas. Podemos ver muitos novos nomes, novo talento, e isso é exatamente o que precisamos para a cena crescer”, continuou.

Para vilga, “ter mais competição pode eventualmente ajudar a tornar o cenário em algo maior, onde as mulheres podem competir no mesmo nível do que os homens.”

Afinal, esta falta de oportunidades fazem com que estes nomes possam não estar tão bem preparados para competições como esta. Para Katarína “Kat” Vašková, “foi muito stressante” entrar no servidor na ESL Impact – “estava muito nervosa”, conta. Depois, no entanto, “já estava mais preparada mentalmente”, e é isso que estas iniciativas podem trazer: mais e melhor preparação.