Virtus.pro venceu este domingo (11)ESL Challenger Katowice 2023. A equipa russa, que está a regressar à competição depois de uma pausa para se dedicar exclusivamente a treinar, bateu a ENCE na grande final ao cabo de três mapas e arrecadou a competição.

No regresso à LAN após o colapso no apuramento para o BLAST Paris Major 2023, que levou mesmo à saída de Aleksandr “KaiR0N-” Anashkin e ao regresso de David “n0rb3r7” Daniyelyan ao quinteto, a Virtus.pro cedeu apenas um mapa numa campanha de grande sucesso. A final começou com a disputa de Overpass, mapa que foi escolhido pelos russos e no qual n0rb3r7 foi crucial. O rifler encontrou várias brechas na defesa do adversário e foi o principal fator para uma vantagem de 11-4 que a sua equipa levou para o descanso e da qual tirou partido para chegar rapidamente ao 16-4.

Depois de um mapa totalmente desequilibrado, a ENCE veio para jogar em Anubis, a sua escolha. Agressiva e com ritmo elevado no ataque, a equipa de Marco “Snappi” Pfeiffer saiu no comando do marcador, mas a Virtus.pro soube adaptar-se ao estilo durante a primeira metade e ainda foi a tempo de reduzir para 7-8 à boleia de jogadas mais agressivas para conseguir informação. A segunda parte voltou a ter oscilações no que ao controlo do jogo diz respeito, mas foi a ENCE a manter-se à tona e a fechar com o 16-14.

A final decidiu-se depois num Mirage que voltou a ter um bom arranque da ENCE no ataque, quase sempre na exploração do bombsite A. Embora a Virtus.pro tenha recuperado desse mau arranque, ao intervalo ainda era o quinteto europeu a liderar por 8-7. O problema para Snappi e companheiros esteve na hora de defender, apesar de terem liderado por 13-8 e 14-11. Na hora de fechar o encontro, a ENCE não conseguiu travar as investidas russas e a Virtus.pro deu a volta para vencer por 16-14.

A conquista deste domingo marca o regresso da Virtus.pro aos grandes resultados em LAN. A equipa russa, que em 2022 já tinha vencido a ESL Challenger #48 e a ESL Challenger Rotterdam 2022, ergueu o terceiro troféu no circuito e assegurou o acesso à ESL Pro League S18, para além de 50 mil dólares em prémio monetário.