A Vitality conquistou este domingo (23) o IEM Rio 2023. A equipa internacional derrotou a Heroic em apenas dois mapas e ergueu o troféu na Jeunesse Arena, que acolheu as melhores equipas do Mundo pelo segundo ano consecutivo.
A equipa liderada por Dan “apEX” Madesclaire arrancou muito bem a série e abriu uma vantagem de 7-1 no mapa que escolheu, Vertigo. No entanto, a Heroic foi capaz de entrar depois no jogo e de conseguir reduzir a diferença para a margem mínima ao intervalo (8-7). Na segunda metade, os dinamarqueses passaram mesmo para a frente do marcador (10-8).
A reviravolta parecia ganhar força, mas a Vitality travou as intenções do adversário. Emil “Magisk” Reif elevou o nível nas derradeiras rondas e conseguiu várias multi kills para ajudar a equipa a voltar ao comando e a fechar o mapa em 16-13.
A Heroic procurou de seguida reagir em Inferno, mas as coisas complicaram-se bem antes de melhorarem para os nórdicos. Incapaz de causar grandes estragos no T side, a formação dinamarquesa conseguiu no último esforço uma quinta ronda na primeira metade, mas não impediu a Vitality de entrar na etapa complementar já com dois dígitos no marcador.
A vitória no pistol round da segunda parte era o primeiro passo num caminho ainda longo que a Heroic teria de percorrer. O caminho foi ficando cada vez mais curto e os dinamarqueses conseguiram reentrar no mapa, mas apenas para deixarem o mesmo escapar na altura decisiva. Num momento crucial, com o marcador empatado a 12 rondas, a Vitality venceu uma ronda que valeu todas as seguintes, já que quebrou a economia do adversário pelo meio. Poucos minutos depois, o 16-12 subiu ao marcador e a festa lançou-se em tons de amarelo e preto na Jeunesse Arena.
A conquista do troféu deixa já a Vitality apurada também para o IEM Cologne 2023 e vale ainda um prémio de 100 mil dólares. A Heroic, finalista pela segunda vez no Rio de Janeiro, voltou a ficar com o amargo de boca de ver o troféu fugir.