O treinador da Heroic, Richard “Xizt” Landström, celebra o seu aniversário esta quarta-feira, 22 de fevereiro. Depois de ter terminado a sua carreira como jogador em 2020, o treinador da Heroic celebra o seu 32º aniversário.

Em dia de festa, o FRAGlíder relembra algumas das conquistas mais importantes do sueco. O objetivo não passa por dizer quais são as conquistas mais importantes, mas sim celebrar uma carreira repleta de títulos individuais e coletivos.

Xizt integrou equipa que conquistou 87 vitórias consecutivas em LAN

O sueco integrou o elenco da Ninjas in Pyjamas que durante os anos de 2012 e 2013 conseguiu conquistar 87 vitórias consecutivas em LAN, sendo até hoje, a equipa que detém o recorde de maior número de vitórias consecutivas em LAN.

Esta série de vitórias consecutivas chegou ao fim no dia 5 de abril de 2013, com a Virtus.pro a derrotar a equipa sueco, na final da bracket superior do SLTV StarSeries V, em Mirage. A equipa russa venceu Mirage por 16-14 e colocou um ponto final na invencibilidade da NIP que durava desde 25 de agosto de 2012, quando conquistaram a SteelSeries GO.

Até aos dias de hoje nenhum equipa conseguiu bater este recorde, nem se aproximar do mesmo. A G2 é a equipa que se encontra em segundo lugar com 21 mapas consecutivos a vencer.

Vencedor do Major em 2014

Um dos títulos que não falta no palmarés de Xizt é um Major. Ao serviço da Ninjas in Pyjamas, o sueco conseguiu conquistar o ESL One Cologne 2014.

A NIP iniciou a sua prestação neste torneio no Grupo A, onde venceu a Wolf no jogo inaugural por 16-07. Seguiu-se uma derrota pesada contra a Epsilon por 06-16, que obrigou a equipa sueca a disputar a Decider Match contra a HellRaisers, com a permanência em prova em jogo.

Em Overpass, a vitória acabou por sorrir aos suecos que avançaram assim para os playoffs. Vitórias por 2-1 contra Cloud9 e LDLC colocaram a Ninjas in Pyjamas na Grande Final, onde iria defrontar a equipa vencedora do DreamHack Winter 2013 Major, Fnatic. Apesar da derrota em Cache (08-16), as vitórias em Cobblestone (16-11) e Inferno (16-13), fizeram com que Xizt conseguisse levantar o troféu de campeão.

6º melhor jogador do mundo em 2013

Apesar de ter desempenhado a função de In-Game Leader durante uma grande parte da sua carreira, o que normalmente é associado a uma performance individual mais baixa, a verdade é que o aniversariante conta também com títulos individuais.

No ano de 2013, Xizt foi considerado o 6º melhor jogador do mundo. Aos 22 anos de idade, o sueco tinha um rating de 1.12 e foi um dos jogadores nesse anos a conseguir uma média maior de rifle kills por ronda.

Nesse ano, o melhor jogador do mundo foi o seu colega de equipa Christopher “GeT_RiGhT” Alesund.

Fotografia: HLTV

A última grande conquista de Xizt como jogador: IEM Sydney 2018

A última vez que o jogador conseguiu triunfar num grande torneio internacional foi em 2018, quando ao serviço da FaZe, conseguiu conquistar o IEM Sydney.

A equipa europeia arrancou este torneio com uma vitória por 16-04 contra a ORDER, mas, foi surpreendida pela Renegades na meia-final da bracket superior, o que obrigou a FaZe a ter de disputar a ronda inferior. Sem margem para erro, Richard Landström e companhia venceram Grayhound (2-1) e Cloud9 (2-0), conquistando assim um lugar nos playoffs.

No caminho até à Grande Final, a FaZe derrotou a Fnatic e a TYLOO, por 2-0 e 2-1, respetivamente. O jogo decisivo pelo troféu foi contra a Astralis, onde apesar dos três mapas terem caído a favor de Xizt e companhia, os resultados de cada um foram extremamente renhidos. Em Cache, a FaZe venceu por 19-17, em Overpass por 22-20 e em Train por 16-14.

O sueco que completa 32 anos não conseguiu vencer mais nenhum grande torneio enquanto jogador.

Triunfos regressaram como treinador: Pinnacle Cup Championship 2022 e BLAST Premier Fall Final 2022

Xizt acabou por pendurar o rato em 2020, com a Dignitas a ter sido a última equipa. Depois de ter estado um ano parado, assumiu o papel de analista da Heroic em 2021, sendo que em março de 2022 tornou-se o treinador principal da equipa dinamarquesa.

A Heroic apresentou-se sempre a um bom nível com o sueco no comando técnico e conseguiu ficar nas posições cimeiras em diversos torneios. A primeira conquista de Xizt ao serviço da Heroic foi a Pinnacle Cup Championship, com uma vitória sobre a Astralis na Grande Final, por 2-0.

Ainda antes do ano 2022 terminar, os dinamarqueses conseguiram conquistar um dos maiores eventos do ano, a BLAST Premier Fall Finals 2022, derrotando a FaZe por 2-1 na Grande Final.

Xizt começou a sua carreira internacional com 18 anos, no CS 1.6, na DreamHack Winter 2009. O sueco que completa hoje 32 anos faz parte da história do FPS da VALVE tendo conquistado diversos troféus e feitos, como os que são possível verificar acima. Contudo, estes são apenas algumas das diversas conquistas do sueco que está no Counter-Strike competitivo há 14 anos.