Sami “xseveN” Laasanen, jogador finlandês que competia profissionalmente há 11 anos, anunciou hoje que está de saída dos grandes palcos.

Através das redes-sociais, a HAVU, organização onde xseveN atua, revelou que o atleta de 28 anos está a caminho de se retirar. Segundo o anúncio, a falta de motivação para jogar é a razão principal deste desfecho. A organização revela ainda que xseveN irá competir nos próximos dois torneios, pendurando oficialmente o rato após o Elisa Esports eSM 2023.

Há 11 anos no cenário finlandês, xseveN conta com experiências ainda no Counter:Strike Source. Até 2018, o jogador representou equipas como a iGame.com e a Epiphany Bolt e, mais tarde, veio a competir ao serviço da ENCE, equipa que o ajudou a atingir o máximo potencial. Ao lado de Aleksi “Aleksib” Virolainen e de Aleksi “allu” Jalli, xseveN colecionou troféus internacionais.

Em 2019, na IEM Katowice, xseveN fez parte da impressionante caminhada dos ENCE rumo à final do Major. Pelo percurso, o conjunto que era liderado por Aleksib, derrotou equipas como a Liquid e a NAVI. Na Grande Final, a equipa finlandesa viria a cair frente à Astralis, mas até hoje continua a deter uma das melhores jornadas no torneio mais conceituado do cenário de Counter:Strike.

O BLAST Pro Series Madrid 2019 foi o último troféu conquistado por xseveN ao serviço dos ENCE, já que, pouco tempo depois, o conjunto se começou a separar. Em 2020, xseveN deixou a ENCE e rumou à HAVU.

Numa altura de despedida, o CEO da HAVU, Lasse Salminen, agradeceu a xseveN pelos “3 anos” junto da organização: “”xseveN teve um papel importante na HAVU por ter muita experiência e conhecimento em CS. Queremos desejar-lhe sorte para o futuro e agradecer-lhe pelos três anos. Vou sentir a falta dele, mas a amizade mantém-se, obrigado Sami”.

 

Neste caminho pelo CS:GO, xseveN conquistou a StarSeries i-League Season 6, DreamHack Open Winter 2018 e a BLAST Pro Series Madrid 2019. A saída da HAVU é sinónimo da perda do atleta mais antigo da organização.