Sem papas na língua. Foi assim que Rémy “XTQZZZ” Quoniam se apresentou perante os seus seguidores na Twitch, numa transmissão após a saída da G2 e onde, entre outras coisas, revelou que não pôde trabalhar à sua maneira na organização.
O treinador acedeu às perguntas dos espetadores e esclareceu várias questões em torno da equipa. Numa fase inicial, o técnico afirmou que “o objetivo era adaptar-me à equipa, que teve uma má experiência com o treinador anterior”, mas rapidamente percebeu que as coisas não iam ser fáceis. “Ao fim de um mês, percebi que tudo ia ter de ser refeito. De volta à estaca zero, tal como com a Vitality”, disse.
Um dos rumores em torno da equipa envolvia Aleksi “Aleksib” Virolainen e foi praticamente confirmado pelo treinador francês: “Não existia um encaixe entre o Aleksi e o resto da equipa. Toda a gente atribui a culpa da saída a mim, mas toda a equipa concordou em tirá-lo”.
“Não pude treinar à minha maneira”
No anúncio da mudança, a G2 indicou que a saída partiu do próprio XTQZZZ. Perante a sua audiência, o técnico explicou as razões: “Não tinha a mesma forma de trabalhar da organização e estava preso no intermédio. Tinha de assumir a responsabilidade. Não estava feliz há dez meses e não queria ser um cobarde. Já vi isto acontecer muitas vezes, com as pessoas a ficarem apenas pelo salário e a não dar 100%, e quis sair ao invés de ficar sem estar convicto”.
Rémy Quoniam lançou ainda algumas críticas ao modus operandi da G2. “Não pude treinar à minha maneira. Não é o treinador que comanda a G2”, atirou. E acrescentou ainda: “Não me vou esconder. Não acredito no processo da G2 e não vou ficar só pelo salário”.
O treinador de 33 anos revelou ainda que a decisão de sair já estava na cabeça há algum tempo. “A meio da temporada, disse à organização que ia abandonar se a forma como trabalhávamos não mudasse. Sentia-me inútil”, afirmou.
Jogadores da G2 têm demasiado poder
Noutras notas, XTQZZZ fez questão de esclarecer que não teve qualquer problema com os jogadores, mas apenas pontos de vista diferentes. Aliás, o técnico disse que um dos seus arrependimentos é de “ter tentado adaptar em demasia ao invés de impor algumas ideias”.
Os últimos tempos não têm sido fáceis para a organização, que viu Carlos “ocelote” Rodríguez deixar o cargo de CEO após um polémico episódio com Andrew Tate. Porém, o treinador garantiu que esse drama em nada teve impacto na equipa.
Sobre os jogadores em si, XTQZZZ disse que estes têm demasiado poder, mas que a culpa é, em parte, da organização. O técnico deixou ainda elogios a Nemanja “huNter-” Kovac, que classificou como um dos jogadores mais trabalhadores e que pode tornar-se num bom IGL.