O PGL Major Antwerp 2022 permitiu a Andreas “Xyp9x” Højsleth alcançar um feito histórico. O jogador dinamarquês tornou-se no primeiro a disputar mil mapas em LAN desde que há registos.
De acordo com os dados estatísticos da HLTV, Xyp9x tem nesta altura 1 005 mapas jogados em LAN, num total de 26 209 rondas. O saldo acaba por ser bastante positivo, já que o nórdico tem uma diferença de K-D de +1 036 e um rating de 1.02.
Outro dado curioso em relação a esta estatística é que Xyp9x disputou todos estes mapas apenas em representação de duas equipas: Astralis e TSM. O nórdico vestiu as cores da Team SoloMid antes de abraçar o projeto que ainda hoje defende.
Muito em breve, o jogador de 26 anos pode receber a companhia de um compatriota no trono dos mil mapas jogados em LAN. Finn “karrigan” Andersen, atualmente ao serviço da FaZe Clan, tem nesta altura 992 mapas em registo. A Astralis e a TSM também são equipas que karrigan defendeu durante este trajeto, sendo que a elas se juntam a MOUZ e a FaZe Clan.
Há ainda mais dois jogadores que já ultrapassaram a barreira dos 900 mapas: Peter “dupreeh” Rasmussen (937) e Richard “shox” Papillon (925). Na tabela surgem ainda nomes lendários como Patrik “f0rest” Lindberg (886), Jesper “JW” Wecksell (883), Christopher “GeT_RiGhT” Alesund (832), Freddy “KRIMZ” Johansson (816) ou Robin “flusha” Rönnquist (801), todos com a particularidade de terem disputado todos os mapas com a mesma equipa, no caso a NIP ou a FNATIC.
fox é o melhor português
O primeiro jogador português a aparecer nesta lista é Ricardo “fox” Pacheco. Considerado por muitos o melhor jogador português de Counter-Strike da história, o veterano tem 258 mapas em LAN registados pela HLTV.
Os mapas jogados por fox foram ao serviço de cinco emblemas: K1CK, Kinguin, G2, FaZe Clan e Giants. O saldo do jogador natural de Guimarães é positivo, com 6 686 rondas jogadas, +239 de diferença de K-D e um rating de 1.03. Estes números são, de resto, superiores aos restantes jogadores que têm 258 mapas em registo: Kevin “kRYSTAL” Amend, Mathieu “Maniac” Quiquerez, Stephen “reltuC” Cutler e Tomasz “phr” Wójcik.