Fotografia: ESL

A Liquid terminou o ano de 2022 em grande, ao conseguir ficar no 2º lugar da BLAST Premier World Final. Porém, uma prestação aquém do que era expetável no primeiro evento do ano, a BLAST Premier Spring Groups 2023 deixou dúvidas se Mareks “YEKINDAR” Gaļinskis e companhia iriam alcançar o objetivo a que se propuseram de chegarr aos playoffs do IEM Katowice 2023.

O elenco norte-americano acabou por conseguir garantir um lugar nos quartos-de-final, após derrotar a FaZe por 2-1, numa série bastante renhida. No final desta partida, YEKINDAR concedeu uma entrevista ao Dust2.us.

O atleta começou por falar sobre a série contra a FaZe, onde achou que a mesma foi bastante equilibrada e podia ter caído a favor de qualquer uma das equipas. YEKINDAR acredita que existe alguma pressão na FaZe, mas que não é por estarem perto de conseguir vencer o Grand Slam, afirmando que a equipa europeia não se encontra na melhor forma.

O próximo jogo da Liquid neste torneio será contra a Vitality. O jogador de 23 anos falou sobre este embate dizendo: A Vitality é sempre um adversário difícil, sobretudo devido à capacidade individual. É óbvio que o ZywOo faz sempre grandes jogos, mas não é apenas eles, é o Spinx, o Magisk, o dupreeh e o apEX, todos eles. Experienciámos isso nas finais da EPL e queremos a nossa vingança. Seria uma boa história vencer a Spirit, a FaZe e a Vitality”.

YEKINDAR prosseguiu abordando a sua função na equipa e o quanto ajuda nas calls. Normalmente é o nitr0 que dá as calls e a meio das rondas também, contudo, quando vejo algo óbvio eu dou a call. Em alguns lugares em que jogo consigo ter muito mais informação e dependendo da confiança que tenho e do meu nível individual, tento ajudar a equipa como posso, não tento interferir com as calls do nitr0.

O rifler prosseguiu falando sobre o seu colega de equipa, Josh “oSee” Ohm, que segundo os companheiros de equipa tem tido alguns problemas de confiança. “O Josh está a trabalhar arduamente. Todos vemos o quanto ele trabalha, joga, ouve, assiste e se prepara para os jogos, então todos acreditamos nele. A vitória contra a Spirit deu-lhe bastante confiança nas suas capacidades.

Depois de ter falado sobre oSee, o jogador letónio falou sobre Jonathan “EliGE” Jablonowski, afirmando: Vejo o EliGE como um pilar individual na nossa equipa. É muito importante ter dois jogadores que consigam gerir os macros. Por exemplo, no Overpass, se estiver a jogar no B não consigo ver o que se passa no A, então é necessário alguém dizer as montagens que vamos fazer, o que fazer e o que os inimigos estão a fazer. Acho que ele está a sair-se muito bem nas novas funções”.

Apesar de admitir que a equipa não se encontra no melhor momento de forma, YEKINDAR assume que a mesma irá fazer o máximo possível para vencer este torneio.

A Liquid irá defrontar a Vitality nos quartos-de-final do IEM Katowice 2023 esta sexta-feira, 10 de fevereiro, a partir das 18h.