Quase cinco meses depois de ter anunciado o fim da carreira profissional quando representava a equipa de VALORANT da G2 Gozen, a sueca Zainab “zAAz” Turkie vai regressar ao ativo. Esta sexta-feira, a jogadora de 31 anos anunciou que vai fazer o regresso não no VALORANT, mas no CS:GO.
Antes de ter feito a transição para o VALORANT, zAAz competiu no FPS da Valve entre 2002 e 2021, passando pelo Counter-Strike 1.6 e, posteriormente, pelo Counter-Strike: Global Offensive. A sueca foi presença em muitas das melhores equipas do cenário feminino e possui um palmarés recheado, sendo por isso uma das maiores lendas do Counter-Strike feminino.
(1) Retirement has been rough, very rough. Competing is a huge part of me and I can’t describe with words how hard its been lately. I don’t wanna get into details. I wanna make it simple and say that I’m back to competitive gaming, but this time in CSGO.
— zAAz (@ZainabTurkie) October 7, 2022
Ex-jogadora de emblemas como Bad Monkey Gaming, Team Secret ou Besiktas Esports, zAAz competiu pela última vez no CS:GO ao serviço da XSET, da qual saiu em setembro de 2021 para se mudar para o VALORANT. Na altura, a transição foi feita com as companheiras de longa data Julia “juliano” Kiran, Petra “Petra” Stoker e Michaela “mimimimichaela” Lintrup, mas o regresso ao FPS da Valve será feito, ao que tudo indica, sem essa companhia, já que as três continuam ao serviço da G2 Gozen no VALORANT.
Através das redes sociais, zAAz indicou que a vida longe da competição tem sido difícil e que “ainda é um sonho trabalhar a educar jovens, mas não para já”. Por essas razões, o regresso vai acontecer em breve e já suscitou as reações de vários nomes conhecidos da comunidade, desde juliano a Jason “Moses” O’Toole, James “BanKs” Banks e até à espanhola Aida “Aidy” Garcia.