Foram mais de dois anos sem um Major de CS:GO e parece que isso foi motivo mais do que suficiente para este torneio atrair milhões de espetadores, que acabariam por ajudar a bater recordes neste título da Valve.
E qual foi esse número? Estamos a falar de 2 748 850 milhões de pessoas que se ligaram em simultâneo para ver a grande final entre NAVI e G2, segundo o site Esports Charts. Estes números contabilizam as transmissões oficiais e até as de comunidade, como é caso da bem procura stream de Alexandre “gAuLeS” Borba.
Aliás, na realidade, o recorde de espetadores em simultâneo foi batido nas semifinais, que ultrapassaram os quatro Majors mais vistos antes deste PGL Major Stockholm, como é caso da ELEAGUE de 2017 e 2018 (segunda e terceira classificada em números, respetivamente).
A grande final ajudou a quebrar este recorde por completo, mas há outros jogos a destacar ao longo da viagem em Estocolmo. As referidas semifinais entre G2 e Heroic e entre Gambit e NAVi, por exemplo, tiveram praticamente 1.5 milhões de pessoas em simultâneo (1 405 662 e 1 445 149, respetivamente).
Também de acordo com dados do Esports Charts, é importante notar que, mais do que um recorde dentro do CS:GO, este pico de espetadores significa que o PGL Major Stockholm ultrapassou os números obtidos pelo recente The International 10, no DOTA 2, e por ambas as LANs de VCT Masters, no VALORANT.
De recordar, em abril passado já havíamos falado sobre a possibilidade de este Major ser mais “uma prova viva do poder deste jogo”, o que acabou por se verificar ao longo do torneio.
Fotografia: PGL