Os Fnatic tiveram um 2021 tumultuoso, provocando mudanças na equipa que os levaram à Islândia. Ao centro dessas decisões e metade do cérebro da equipa está Jake "Boaster" Howlett, capitão e IGL da equipa.
Em 2020, os SUMN FC marcaram uma presença estrondosa no First Strike, terminando num segundo lugar que poucos esperavam. Ao entrar em 2021, mantendo exatamente a mesma equipa mas sob as cores dos Fnatic, enfrentaram grandes dificuldades.
Alcançaram as fases finais dos Challengers no Stage 1, mas foram repetidamente impedidos no primeiro jogo por Wave, FPX e Ballista. Como resultado, decidiram adicionar Nikita "Derke" Sirmitev e Martin "MAGNUM" Penkov ao lineup, removendo Kostas "tsack" Theodoropoulos e Muhammad "Moe40" Hariff.
Os jogadores demoraram algum tempo a encaixar, mas nos Challengers 2 assombraram a competição ao derrotar G2, Vitality e Liquid. Nos EMEA Challengers Playoffs, ultrapassaram Oyxgen, Guild e Gambit no rumo à qualificação para o Stage 2: Masters em Reiquejavique. Foi no âmbito desta qualificação que fomos conversar com Boaster.
Esta entrevista foi realizada a 1 de maio de 2021 depois do jogo dos Fnatic contra Gambit nos EMEA Challengers Playoffs, ganho pelos primeiros e que garantiu uma vaga no Stage 2: Masters em Reiquejavique. Foi traduzida e editada em termos de duração e clareza.
The winning recipe for today’s game vs @guildesports!
Also wearing my tasty @FNATIC shirt😎
17 GMT, see you there<3#alwaysfnatic#GetYourBoastees pic.twitter.com/DSGaxO1tnn
— FNATIC Boaster (@OfficialBoaster) February 19, 2021
Fraglíder: Depois de terminarem bem o ano passado tiveram um início complicado em 2021. Terminaram no top 4 do Red Bull Home Ground mas tiveram muitas dificuldades no Stage 1 do VCT, nunca ultrapassando a primeira ronda. Como é que os meses que antecederam os EMEA Challengers Playoffs (excluindo o Challengers) vos afetaram?
Boaster: Obviamente tínhamos um roster diferente para o Stage 1, e sentia-se que as outras equipas estavam ou a apanhar-nos ou a ultrapassar-nos. Não parecia uma razão de equipa ou estratégia, mais algo de experiência de equipa. E quando jogas pelos Fnatic tens de começar a ganhar jogos e há jogadores por aí fora que podem ser melhores para isso. Foi mais ou menos isso que aconteceu.
Depois, aconteceu a mudança somente porque precisávamos de começar a ter resultados e quando chegou o Masters 2, e o período de lua-de-mel e não sei quê, definitivamente os dois novos jogadores estão a mostrar o que valem massivamente e cá estamos nós hoje – qualificámo-nos!
Fraglíder: Depois de um Stage 1 complicado definitivamente parecia que mudanças seriam necessárias. Colocaram o tsack e o Moe40 no banco para trazer um grande talento finlandês no Derke e o MAGNUM. Gostava de saber mais ou menos como é que os jogadores acabaram por ser escolhidos, sobretudo o MAGNUM por ser o menos conhecido.
Boaster: Tu vês jogadores por aí fora em equipas, a jogar muito bem mas sem chegar a lado algum. Senti que essa era o caso do MAGNUM, ele estava numa equipa [HOMELESS], parecia estar a jogar muito bem mas acabavam sempre por perder para as maiores equipas. E era mais ou menos essa história. Portanto, quando precisávamos de um Sentinela, fomos investigá-lo e ele parecia bastante bom e trouxemo-lo para trials.
Acho que o testámos por quatro dias – quatro vezes diferentes. A primeira vez testou com o Derke, curiosamente, e o Jacob "mini" Harris [Coach] disse: "eu acho que estes dois podem ser quem realmente queremos". O Derke só podia testar um dia e ele, literalmente, jogou tão bem na sua scrim e depois, obviamente, foi jogar o Challengers CIS pelos CrowCrowd. Estava a jogar tão bem aí, portanto sabíamos que o Derke era um si instântaneo. E, obviamente, ele é simplesmente um jogador inteligente e acho que vai ser um dos melhores na Europa, ou pode ser um dos melhores da Europa neste momento em termos da sua mentalidade e profissionalismo e, claro, o quão bom ele é.
Com o MAGNUM, testámo-lo e ele estava a jogar muito bem, comunicava muito bem e parcia que ele entendia e estava colado ao jogo, e eu acho que é isso que queres num Sentinela. Alguém que realmente pode dar o "step up" quando precisamos e foi mais ou menos isso que ele fez. Ele trouxe mais – porque veio de outra equipa, trouxe novos pontos de vista do jogo que nós, obviamente sendo os mesmos cinco, não víamos porque estávamos sob uma liderança. Mas ele obviamente estava a testar outras coisas.
Fraglíder: Sim, acho que foi o mini a dizer que o MAGNUM não hesitava em sugrir soluções criativas dentro do servidor.
Boaster: Sim, exatamente, é isso mesmo. E é aí que sabes que esse jogador está mesmo a pensar e é bom no jogo.
"@OfficialBoaster’s not to be stopped!"
You got that right 💪https://t.co/PiKHXLl5th #VALORANTChallengers pic.twitter.com/umHaQnKlXt
— FNATIC (@FNATIC) April 29, 2021
Fraglíder: Ignorando a tua seeding loss contra os Acend para o Stage 2: Challengers 2, estão numa série de 11 vitórias. Já se mostrou alguma fadiga ou as energias continuam altíssimas?
Boaster: Energias continuam altíssimas. Não diria fatiga, porque adoro jogar este jogo e adoro praticar. Obviamente há dias em que estou mais cansado porque é mesmo muito para fazer, e especialmente em preparação para os jogos contra G2, Vitality e isso tudo, há muita preparação envolvida e muito trabalho 24 horas sobre 7 dias.
Acordo e instantaneamente ligo o VALORANT. Almoço e janto enquanto estou no jogo e durante a noite ainda estava no jogo a preparar os próximos encontros. Para mim, foi definitivamente cansativo mas não diria que me sinto [cansado] porque adoro fazê-lo e adoro ganhar, portanto estava apenas… a fazer o meu trabalho [risos], essencialmente.
Fraglíder: Chegaram aos playoffs por uma margem confortável e entregaram grandes resultados aos G2, Vitality e Liquid. Houve alguma preparação especial para o Challengers 2?
Boaster: Tivemos de mostrar ao Derke e MAGNUM todos os nossos setups, e tive de adicionar muitas mais strats aos setups para termos alguma variedade e sermos mais díficeis de dar anti-strat. Portanto houve isso, e quanto ao Ascent e Split tínhamos de decidir que mapa queriamos focar para os últimos jogos contra Guild, Oxygen e Gambit, e decidimos o Ascent. E, literalmente, eu perguntei [ao James "Mistic" Orfila]: "queres jogar Viper? Sinto que Viper é muito forte" e mais ou menos fomos com isso.
Fui para casa nessa noite e fiz… eu posso-te contar… [mexe em papel] fiz 10 strats só para Defender. E essas 10 strats pareciam carregar-nos contra Guild. Portanto acho que é isso, apenas muito trabalho duro. Muita preparação. Todos os mapas.
Fraglíder: No torneio EMEA enfrentaram uma equipa de cada região: Oxygen (Turquia), Guild (Europa) e Gambit (CIS). Quem achaste que merece mais destaque no futuro? E quem se apresentou como o elo mais fraco?
Boaster: Não sei se devia dizer se alguma equipa é mais fraca que a outra. Mas acho que todas as equipas – Gambit é uma equipa sólida, acho que Oxygen é uma equipa sólida e que os Guild são uma equipa sólida. Portanto nós entrámos no jogo com a maior preparação que podemos e com o maior respeito que tínhamos pelas equipas. Com respeito para as equipas, preparámos-nos como se fosse qualquer equipa mesmo. Nesta altura do campeonato, queremos ganhar.
LETS FUCKING GOOOOOO! WE QUALIFIED FOR ICELAND!!!! NO WORDS MAN! THAT COMEBACK! THE BOYS ARE SICKKKKK! HOW HAVE WE DONE THIS. WORDS?!??!?! I CAN’T SPEAK!
ALSO I HAD THIS MEME PREPARED JUST IN CASE US AND @LiquidValorant MADE IT LOL.#GETYOURBOASTEES#ALWAYSFNATIC pic.twitter.com/M2Vmvotqqq
— FNATIC Boaster (@OfficialBoaster) May 1, 2021
Fraglíder: Na entrevista pós-jogo disseste que querias enfrentar a América do Norte e a Coreia. Tens alguma equipa especial em mente contra quem queres jogar? Vision Strikers e 100 Thieves estão fora, portanto podes encontrar alguns nomes menos esperados como os DAMWON ou os Cloud9 Blue.
Boaster: Acho que Vision Strikers era o meu maior alvo, portanto não diria alguém da Coreia porque acho que os NUTURN até são muito bons e não conheço os DAMWON assim tanto. Vamos com os Sentinels, caso se qualifiquem. Qualquer equipa da NA, mesmo – Envy, Cloud9, Sentinels – todas têm jogadores com muita experiência seria bom apenas jogar contra eles e ver como nos safamos.
[Para a Coreia], sim, diria NUTURN. Quer dizer, não estou muito preocupado com a Coreia, só mesmo com os Vision Strikers porque, obviamente, tinham aquela série de vitórias louca. Mas parece que a scene os apanhou agora, portanto diria apenas Sentinels mesmo. Vamos lutar contra os Sentinels. NA, apenas NA. Ambas equipas que vierem da NA, deixem-me lutar contra eles.
Fraglíder: Boaster, é tudo o que tinhamos para ti. Sei que estás provavelmente cansado, tens tido uns jogos duros ao longo dos últimos dias portanto obrigado pelo teu tempo.
Boaster: O prazer é meu! Obrigado por me entrevistarem, e pode ser que voltemos a fazer uma no futuro!