Alessandro “Apoka” Marcucci e Nicholas “guerri” Nogueira estão fora do IEM Rio Major 2022. Os dois brasileiros continuam suspensos de participar em torneios oficiais da Valve.
Apesar da Comissão para a Integridade nos Esports (ESIC) ter revisto as punições de Apoka e do treinador da FURIA, após estes terem alegadamente provado a sua inocência no escândalo do bug que levou à suspensão de vários treinadores, ambos vão continuar impedidos de dar o contributo à equipa. Tudo porque a Valve terá ignorado a revisão da ESIC em relação aos castigos.
2/3
Por conta desse entendimento da ESIC, recebi dedução da pena, oq n havia sido considerado no cálculo dos demerit points anteriormente. Porém após o apelo feito por mim e pelo @ale_apoka , a ESIC refez o cálculo e com esse novo cálculo eu estou apto a participar desse Major.— guerri (@guerri) October 14, 2022
Inicialmente, a produtora do CS:GO baseou-se nas investigações e conclusões da ESIC para atribuir as punições, mas não o vai fazer agora para levantar as mesmas. “Argumentaram que atenderam à ESIC nas punições e ignoraram a justa revisão das mesmas de um bug do próprio jogo dela”, escreveu André Akkari, sócio da organização, no Twitter.
Desta forma, guerri — que também reagiu no Twitter — está impedido de desempenhar a função de treinador da FURIA, que será então ocupada pelo analista Marcos “tacitus” Castilho. Quanto a Apoka, está proibido de integrar as transmissões da prova, como era habitual.