De momento a decorrer os Qualificadores abertos para o PGL Major Copenhaga, é tempo de consultar o livro de regras da competição. A SAW, organização portuguesa, está no lote de equipas convidadas para o Qualificador Fechado, e ficará sediada no Grupo A.

Ora, esta fase da prova, contará com oito equipas convidadas e outras tantas qualificadas e, ao contrário do esperado, os encontros iniciais terão contornos diferentes. Após o terminar dos Qualificadores abertos, as equipas qualificadas serão distribuídas pelos Grupos conforme o ranking da Valve. Em caso de não constarem nos Regional Rankings, a atribuição será derivada da classificação global da HLTV.

Confere a regra – Atribuir equipas qualificadas a grupos (Página 5 do Rulebook)

  • Todas as equipas convidadas e qualificadas são primeiro ordenadas por classificação regional e, em seguida, atribuídas à sua RMR correspondente.

Distribuídas as equipas, dá-se início aos encontros do Qualificador Fechado. Aqui, as notícias são positivas para o esquadrão português, visto que defronta, no primeiro duelo, a equipa com pior classificação nos Regional Rankings do Grupo A. Na primeira ronda, os encontros estão definidos, e o seeding entra em vigor nas rondas seguintes.

Confere a regra – Formato suíço (Página 5 do Rulebook)

  • A primeira ronda segue os confrontos iniciais. Nas rondas 2 e 3, a equipa com melhor classificação, enfrenta a equipa pior classificação disponível que não resulte numa desforra dentro da fase.

Confrontos iniciais do formato suíço

Swiss Round 1
1 vs. 9 2 vs. 10
3 vs. 11 4 vs. 12
5 vs. 13 6 vs. 14
7 vs. 15 8 vs. 16

 

Posto isto, a SAW, que se encontra no número 8 (tendo em conta que foi a última equipa convidada para o Qualificador Fechado), defronta, na ronda inicial, o quinteto com pior classificação nos Regional Rankings. A equipa portuguesa pode entrar com o pé direito no Qualificado Fechado, e uma vitória inicial pode ser crucial para o restante evento.

Estas regras podem ser positivas para a formação nacional, que procura garantir, mais uma vez, o lugar no circuito principal de qualificação para o Major. Podes consultar o livro de regras do Qualificador Fechado, aqui.

Nota: Como a SAW foi a última a equipa a receber convite, a equipa portuguesa conta o seed número 8 e, caso o ranking não sofra alterações, será esse seed que levarão para o qualificador fechado.