O Counter-Strike 2 traz várias novidades ao FPS da Valve, sendo uma delas o sistema de anti-cheat. O novo motor de jogo vai trazer ao Counter-Strike o sistema VAC Live, que acompanha as partidas ao vivo.
Este novo sistema vai detetar e banir de imediato os cheaters num encontro, cancelando o mesmo durante o processo. Até aqui, a deteção de um cheater num encontro de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) não significa o fim da partida e isso leva a que os jogadores acabem na maioria dos casos por perder elo, ainda que o possam reaver mais tarde.
De forma a tentar aprimorar o seu sistema de anti-cheat, a Valve preparou esta novidade para o Counter-Strike 2 e já existem imagens que mostram como surge a notificação da existência de um cheater no servidor. Através do Twitter, o utilizador Poggu_ publicou um vídeo com um exemplo no qual a partida é cancelada ao fim de duas rondas.
Lê também:
O Counter-Strike 2 está neste momento em fase de testes e nem todos os jogadores têm acesso à beta do mesmo. De forma a poder ter uma maior eficácia nos testes e deteção de bugs, a Valve libertou os testes para um número limitado de jogadores e pretende ir aumentando a amostra com o passar do tempo. O lançamento do produto final está previsto para o verão.