FalleN Imperial
Fotografia: ESL

A 17.ª temporada da ESL Pro League tem contornos históricos para o Counter-Strike brasileiro. A nova edição da maior liga do Mundo vai ditar também um recorde no que ao número de equipas brasileiras diz respeito.

Ao longo das 17 edições que celebra a partir do próximo mês de fevereiro, a ESL Pro League foi sofrendo várias mudanças de formato e conta hoje com um maior número de equipas e abrange mais regiões. Na nova temporada, o Brasil vai estar representado por cinco lineups, número nunca antes verificado na história do Counter-Strike daquele país.

Para além da FURIA, que tem um lugar garantido por ser equipa parceira da ESL, as novas vias de apuramento que foram sendo introduzidas pela organização da prova permitiram ainda a qualificação de mais quatro lineups canarinhos. A paiN assegurou um lugar devido à vitória na ESL Challenger Melbourne 2022, a Imperial e a 00NATION asseguraram as duas vagas reservadas à ESL Pro League Conference S17 sul-americana e a MIBR, apesar de ter lineup brasileiro, assumiu sede na América do Norte e apurou-se através da ESL Pro League Conference S17 da região.

As equipas brasileiras presentes na ESL Pro League S17 são:

Com cinco equipas apuradas, o Brasil possui agora um novo recorde de representantes numa só edição da ESL Pro League. O número máximo de lineups do país que atuaram em simultâneo na prova em edições anteriores foi três. Na fase final da oitava temporada, o Brasil surgiu representado pela Sharks — apesar de a organização ser portuguesa, o quinteto era brasileiro –, pela INTZ e pela MIBR, esta última com core brasileiro e com os norte-americanos Jake “Stewie2k” Yip e Tarik “tarik” Celik.

Na temporada seguinte, a nona, o Brasil teve novamente três quintetos em prova. À equipa da MIBR, já com cinco jogadores brasileiros, juntaram-se LuminosityDETONA. Houve ainda mais uma edição, a 13.ª, com três equipas brasileiras, na altura a FURIA, a MIBR e a Team oNe.

Assim, a próxima temporada da competição traz a conquista de mais um marco para o cenário brasileiro. O torneio joga-se de 22 de fevereiro26 de março.