O atleta da OG, Abdulkhalik “degster” Gasanov, veio a público mostrar o seu descontentamento com os problemas técnicos constantes que a OG tem enfrentado e acusou a ESL de não fazer nada para ajudar as equipas e os jogadores a resolverem os mesmos.
A primeira publicação de degster a queixar-se sobre os problemas técnicos aconteceu após a equipa europeia ter disputado o seu primeiro jogo neste torneio, contra a Grayhound, numa partida que durou mais de três horas. Neste jogo, o jogador russo teve problemas com a sua conta Steam e com o computador, que travou e saiu do jogo por diversas vezes. A OG acabou por conseguir vencer este jogo por 16-05.
Após este jogo, o jogador queixou-se nas redes sociais e acusou a ESL de não ajudar as equipas e os jogadores a resolverem estes problemas. Alguns membros ligados à ESL responderam à publicação a dizer que o atleta estava a alterar a verdade.
Abdul, this is not a fair representation of what happened and how we’ve worked with everyone to resolve the issues.
Let’s talk if you don’t agree.
— Nix0n @ #IEM Rio 🇧🇷 (@marcwinther) November 1, 2022
No entanto, os problemas técnicos da OG não ficaram por aqui, nem as queixas de degster sobre a organização deste torneio. Na terça-feira, degster e companhia defrontaram a FURIA, e novamente, a equipa europeia teve alguns problemas técnicos, com o computador de Maciej “F1KU” Miklas a falhar durante uma ronda crucial.
O AWPer russo de 21 anos voltou a recorrer às suas redes sociais para expor a situação e mostrar o seu descontentamento, afirmando ainda que apesar de a sua equipa ter escrito stop, para parar o jogo, o comando não funcionou.
And now we are playing against furia 1-1 Fiku just get the same problem that I have day ago when your monitor get crushed and he try’s to tell that to neo, we write stop but stop doesn’t work for us because of someone who get damage. 😂 funny thing
— Abdul Gasanov (@degsterof) November 1, 2022
Outras equipas também enfrentaram problemas técnicos
A OG não foi a única equipa a equipa a enfrentar problemas técnicos neste torneio. O compatriota de degster, Dmitriy “sh1ro” Sokolov, jogador da Cloud9, também enfrentou problemas técnicos durante o jogo da equipa russa contra a Grayhound. Na altura a partida estava empatada 17-17, os problemas sofridos pelo AWPer da Cloud9 conduziram a sua equipa a perder essa ronda. A Grayhound acabaria por vencer a partida 19-17.
Mais uma vez, o jogador da OG fez uso das suas redes sociais para criticar a ESL e a forma como está a lidar com os problemas técnicos que os jogadores estão a enfrentar durante este torneio.
You can even see that’s @sh1rocsgo crushed at 17-17 on dust 2 against @grayhoundgaming on gendalf and we don’t do anything with that we just can’t play the game On major and we don’t have any good solution for teams @ESLCS doesn’t rly take care of it
— Abdul Gasanov (@degsterof) November 1, 2022
ESL emitiu comunicado
Após toda esta polémica, nas redes sociais, sobre os problemas técnicos que têm acontecido durante um dos maiores torneios de Counter-Strike do ano, a ESL lançou um comunicado.
Na resposta da ESL às críticas e aos problemas que têm acontecido, pode ler-se: “Tivemos vários jogos que exigiram que existissem pausas para resolver problemas técnicos. Já aplicámos correções para alguns problemas que surgiram no passado, e estamos continuamente a executar testes, com uma equipa dedicada para qualquer novo problema que possa surgir, de modo a diagnosticar e resolver com a maior brevidade possível. Continuamos a monitorizar e agir prontamente para dar suporte ao torneio, às equipas e aos jogadores“.