O atleta da OG, Abdulkhalik “degster” Gasanov, veio a público mostrar o seu descontentamento com os problemas técnicos constantes que a OG tem enfrentado e acusou a ESL de não fazer nada para ajudar as equipas e os jogadores a resolverem os mesmos.

A primeira publicação de degster a queixar-se sobre os problemas técnicos aconteceu após a equipa europeia ter disputado o seu primeiro jogo neste torneio, contra a Grayhound, numa partida que durou mais de três horas. Neste jogo, o jogador russo teve problemas com a sua conta Steam e com o computador, que travou e saiu do jogo por diversas vezes. A OG acabou por conseguir vencer este jogo por 16-05.

Após este jogo, o jogador queixou-se nas redes sociais e acusou a ESL de não ajudar as equipas e os jogadores a resolverem estes problemas. Alguns membros ligados à ESL responderam à publicação a dizer que o atleta estava a alterar a verdade.

No entanto, os problemas técnicos da OG não ficaram por aqui, nem as queixas de degster sobre a organização deste torneio. Na terça-feira, degster e companhia defrontaram a FURIA, e novamente, a equipa europeia teve alguns problemas técnicos, com o computador de Maciej “F1KU” Miklas a falhar durante uma ronda crucial.

O AWPer russo de 21 anos voltou a recorrer às suas redes sociais para expor a situação e mostrar o seu descontentamento, afirmando ainda que apesar de a sua equipa ter escrito stop, para parar o jogo, o comando não funcionou.

Outras equipas também enfrentaram problemas técnicos

A OG não foi a única equipa a equipa a enfrentar problemas técnicos neste torneio. O compatriota de degster, Dmitriy “sh1ro” Sokolov, jogador da Cloud9, também enfrentou problemas técnicos durante o jogo da equipa russa contra a Grayhound. Na altura a partida estava empatada 17-17, os problemas sofridos pelo AWPer da Cloud9 conduziram a sua equipa a perder essa ronda. A Grayhound acabaria por vencer a partida 19-17.

Mais uma vez, o jogador da OG fez uso das suas redes sociais para criticar a ESL e a forma como está a lidar com os problemas técnicos que os jogadores estão a enfrentar durante este torneio.

ESL emitiu comunicado

Após toda esta polémica, nas redes sociais, sobre os problemas técnicos que têm acontecido durante um dos maiores torneios de Counter-Strike do ano, a ESL lançou um comunicado.

Na resposta da ESL às críticas e aos problemas que têm acontecido, pode ler-se: Tivemos vários jogos que exigiram que existissem pausas para resolver problemas técnicos. Já aplicámos correções para alguns problemas que surgiram no passado, e estamos continuamente a executar testes, com uma equipa dedicada para qualquer novo problema que possa surgir, de modo a diagnosticar e resolver com a maior brevidade possível. Continuamos a monitorizar e agir prontamente para dar suporte ao torneio, às equipas e aos jogadores.