A Esports Integrity Commission (ESIC) levantou a suspensão a Joel “joel” Holmlund e, assim, o atleta sueco tem permissão para competir em eventos de Counter-Strike a partir do dia 6 de janeiro de 2024. O jogador de 19 anos estava a ser investigado por uma suposta viciação de resultados.

A ESIC decidiu suspender joel, provisoriamente, em agosto, após suspeitas de que o atleta estava envolvido em apostas ilegais. O jovem atleta era suspeito de ter apostado em jogos da sua própria equipa, e também em outras partidas.

A duração da suspensão de joel teve por base a assistência do mesmo na investigação, com a entidade responsável pela investigação a afirmar que o jogador forneceu “informações cruciais e pertinentes às investigações em andamento”. No comunicado feito pela ESIC, a entidade afirma: A sua cooperação total e sincera foi útil para as investigações em andamento da ESIC. Consequentemente, decidimos que a redução da suspensão do Sr. Holmlund é justificada e está alinhada com os nossos princípios de imparcialidade e justiça”.

Apesar de joel não ter apresentado provas em contrário contra as acusações apresentadas contra ele, a ESIC também não foi capaz de encontrar qualquer evidência conclusiva de que o atleta estava envolvido em manipulação de resultados e decidiu retirar-lhe a suspensão. joel estará livre para competir nos torneios parceiros da ESIC a partir do dia 6 de janeiro de 2024.

A suspensão de joel termina dois dias antes dos qualificadores abertos para o PGL Major Copenhagen 2024 arrancarem, pelo que o jovem sueco de 19 anos terá a esperança de estar presente no primeiro Major de Counter-Strike 2.

Lê também:

O jovem já reagiu ao levantamento da sua suspensão, escrevendo a seguinte mensagem nas suas redes sociais: A ESIC concedeu-me uma segunda oportunidade e estou empenhado em aproveitá-la.