Na madrugada deste sábado (21), a IEM Sydney 2023 protagonizou as meias-finais da competição. Em modo rolo compressor, FaZe e Complexity venceram as respetivas partidas, e asseguraram a Grande Final da prova. A primeira competição de Tier 1 disputada em Counter-Strike 2 está a chegar ao fim.

O primeiro encontro desta madrugada colocou, frente-a-frente, Complexity e G2. Num grande momento de forma, a turma norte-americana superiorizou-se sem dificuldades, e precisou de apenas dois mapas para carimbar o triunfo. Em Anubis, mapa escolhido pela Complexity, a G2 nunca esteve dentro do resultado e seguiu para a sua escolha em desvantagem (13-8). Já em Ancient, mapa da organização francesa, a história manteve-se. Desta vez, a Complexity mostrou-se ainda mais dominante e aplicou à G2 uma queda com estrondo (13-3).

Do outro lado da chave, a meia-final protagonizou o duelo entre FaZe e MOUZ. Sem uma das estrelas da companhia, Jimi “Jimpphat” Salo – Bram “Nexius” Campana é o seu substituto -, a MOUZ tem vindo a realizar um trabalho sublime. Ainda assim, a FaZe parece estar a um nível acima das restantes equipas neste Counter-Strike 2 e voltou a demonstrar o porquê. No seu mapa de escolha, Nuke, a equipa comandada por Finn “karrigan” Andersen operou um verdadeiro domínio e registou uma vitória incontestável (13-4).

Com os olhos postos na Grande Final, a FaZe seguiu para o mapa da MOUZ, Vertigo, com um objetivo claro. A jogar fora de casa, a FaZe voltou a surpreender os fãs da modalidade e jogaram de igual para igual com a atual campeã da ESL Pro League Season 19. Sem Jimpphat, a MOUZ não conseguiu recompor-se e saiu eliminada da competição (13-9).

Grande Final; Duas equipas, uma empresa

De acordo com informações avançadas esta sexta-feira (20), a GamesSquare, empresa que gere a Complexity, está na reta final para adquirir a FaZe Clan. Assim sendo, a Grande Final da IEM Sydney 2023 poderá ter ser disputada por dois conjuntos da mesma empresa. Contudo, a compra da FaZe ainda não está concluída, sendo então, por agora, uma informação em desenvolvimento.

Lê a notícia:

Ainda assim, é necessário relembrar que as organizações de torneios mais conceituadas do cenário competitivo, tais como ESL e BLAST, não permitem que uma empresa apresente múltiplas equipas na mesma competição. A IEM tem ligação direta à ESL, mas esta não se pronunciou em relação ao problema. Ao que tudo indica, a Grande Final da competição irá acontecer, mesmo que sob-alvo de controvérsias.