Com data marcada para começar no próximo domingo, 11 de fevereiro, a segunda temporada RCL Advanced pode estar em vias de ser cancelada. Alegadamente, o torneio conta com ligações ao governo russo e, as equipas, têm procedido com desistências em forma de protesto.
Na passada quinta-feira, 8 de fevereiro, o portal ucraniano, Players, revelou uma investigação relacionada com a prova. Segundo o portal, é possível evidenciar a ligação entre a RCL Advanced e a Federação Russa de Esports. A investigação revelou documentos que ligam as duas entidades e, de acordo com os ‘Related Events’ da HLTV, o torneio está relacionado com a “Russian Cybersport League”.
😳🔥 Investigation by Players. Why the RCL 2024 tournament in CS2 is a classic example of the russian propaganda machine and “esports in politics” #Esports https://t.co/EL1E6VBxPw
— Players 🇺🇦 (@playersua) February 8, 2024
Para a segunda edição, a RCL contava com formações europeias de renome, bem como as suas academias. Ora, depois das acusações, já algumas equipas oficializaram a desistência da prova, usando a investigação como um motivo de força maior. Até ao momento, desistiram os conjuntos de Alliance e 9INE, e as academias de ENCE, Astralis, BIG e MOUZ.
Entre os protestos, o mais inconformado foi o criador de conteúdo ucraniano, Oleksandr Petryk, que tem aproveitado para informar as organizações sobre a situação. Inclusive, este ajudou o portal na investigação e foi responsável por grande parte das desistências ocorridas.