A Liquid e a NAVI apuraram-se esta sexta-feira (10) para as meias-finais do IEM Katowice 2023. No primeiro dia em que a Spodek Arena abriu ao público, o espetáculo não desiludiu.
Na primeira série do dia, a NAVI colocou um ponto final na caminhada da Outsiders e afastou os vencedores do IEM Rio Major 2022 em apenas dois mapas. Dzhami “Jame” Ali foi até o jogador com o maior rating em toda a série, mas nem por isso a equipa russa conseguiu prolongar a estadia em solo polaco.
A série arrancou com Overpass, mapa que foi escolhido pelos vencedores do último Major. A primeira metade do mapa pôde até ser encarada como algo de positivo no ponto de vista da Outsiders, tendo em conta que a equipa conseguiu seis rondas no T side. Porém, a NAVI apresentou também um ataque poderoso e selou a conquista do mapa por 16-13. Em Inferno, a receita acabou por ser a mesma: após um CT side menos conseguido, a equipa de Oleksandr “s1mple” Kostyliev encontrou o ritmo ideal no ataque e fechou as contas com um 16-12.
Liquid opera reviravolta épica
A grande série do dia foi aquela que opôs a Liquid à Vitality. E não podia ter começado melhor: em Overpass, mapa que escolheu, a equipa norte-americana parecia caminhar para o abismo, mas reergueu-se com uma das reviravoltas mais épicas de que há memória recente.
A equipa de Nick “nitr0” Cannella enfrentava uma desvantagem de 0-12 no T side e não conseguiu melhor do que vencer duas rondas antes da mudança de lados. No entanto, o que veio a acontecer foi uma reviravolta incrível dos americanos, que replicaram o parcial de 13-2 para forçar o prolongamento no qual saíram vencedores por 19-17.
Apesar da forma como deixou escapar o primeiro mapa, a Vitality recuperou-se animicamente para o segundo mapa e foi com muito mérito que venceu Nuke de forma incontestável por 16-7. Porém, em Mirage, voltou a ser a Liquid a assumir as rédeas e a aproveitar um ótimo T side para garantir a vitória com um 16-12.
Para este sábado (11) estão programadas as meias-finais. A Heroic defronta a NAVI a partir das 14h30 e o prato principal está previsto para as 18 horas, com a G2 a medir forças com a Liquid.