A Monte derrotou a FURIA por 2-1, e assegurou uma vaga na fase de grupos do IEM Cologne 2023. Simultaneamente a este jogo, a OG eliminou a Complexity da competição, derrotando a equipa norte-americana por 2-0.

O conjunto ucraniano decidiu escolher Mirage para primeiro mapa desta série. A primeira parte deste mapa foi bastante equilibrada, com as equipas a chegarem à troca de sides separadas por apenas uma ronda, 8-7, com a Monte na frente do marcador. A defender, Viktor “sdy Orudzhev conseguiram apresentar uma performance sólida, que lhes permitiu triunfar por 16-13.

A série prosseguiu para a map pick da equipa brasileira, Overpass. Desde cedo, percebeu-se que a FURIA estava bastante à vontade neste mapa, assumindo as rédeas da partida. A partida viria a termina com uma vitória folgada da equipa liderada por Gabriel “FalleN” Toledo, com o marcador a assinalar 16-05.

Com a série empatada, foi necessário recorrer ao terceiro mapa, Ancient, para encontrar a equipa que iria assegurar uma vaga na fase de grupos do IEM Cologne. A Monte começou a partida a defender e conseguiu chegar ao final da primeira parte na frente do marcador, 9-6. Embora em vantagem, a margem não era grande, e a equipa ucraniana sabia disso, e na segunda parte apresentou-se a um excelente nível cedendo apenas uma ronda à equipa adversária e carimbando o triunfo por 16-7.

Este triunfo permite à Monte assegurar uma vaga na próxima fase da prova, enquanto a FURIA cai para a bracket inferior, onde irá defrontar a TheMongolz no tudo ou nada neste Play-In.

OG mantém-se viva no IEM Cologne

Simultaneamente ao duelo entre FURIA e Monte, as equipas de Complexity e OG lutavam pela permanência em prova. Mirage foi o primeiro mapa a acolher este embate. A primeira parte foi pautada pelo equilíbrio, com as equipas a terminarem as primeiras quinze rondas da partida separadas por apenas uma ronda, 8-7, com a Complexity na frente do marcador.

Na segunda parte, a OG apresentou uma defensiva coesa, que lhes permitiu a cambalhota no marcador e vencer este primeiro mapa por 16-11.

Depois do triunfo da OG na sua map pick, a partida seguiu para o mapa escolhido pelo conjunto norte-americano, Overpass. A primeira parte foi dominada pela equipa europeia, que conseguiu assegurar sete rondas de vantagem, chegando ao intervalo a vencer por 11-4. Na segunda metade, a atacar, a OG teve mais dificuldades em fechar as rondas, mas, acabou mesmo por vencer a partida por 16-12.

Com esta vitória, a OG permanece em prova e vai disputar uma vaga na fase de grupos contra a Apeks, enquanto o percurso da Complexity nesta competição chega ao fim.