O tema da semana é as mudanças na SAW, que viu três elementos da equipa seguirem para o banco de suplentes. O Fraglíder foi ter com André “Mucha” Muchagata e Igor “PIKA” Martins para saber as opiniões dos dois comentadores.

Tanto PIKA como Mucha acompanharam bem de perto o projeto, desde a sua génese, comentando as partidas do emblema português. A caminhada do quinteto ibérico começou na ESEA Open e este ano esteve muito perto de chegar ao PGL Major Antwerp 2022, onde acabaria por cair na ronda decisiva, e em termos dramáticos.

Uma sequência de maus resultados colocou a SAW fora da ESL Pro League 16 – Conference, por duas vezes, e há quase um ano que não vence um troféu.

 

Mucha Concordo que tinham mesmo de mudar, agora não sei se optaram pelo certo

 

Os dois comentadores portugueses estão em sintonia quanto à decisão da SAW, em fazer alterações. Mucha afirma que “as mudanças eram inevitáveis” e PIKA aponta as derrotas contra a For The Win como o principal catalisador para esta decisão: As mudanças iam ter que existir de alguma maneira, depois de vários objetivos falhados e de algum tempo de estagnação”.

Renato “Stadodo” Gonçalves partilhou a sua visão, perante ida para o banco, sentindo-se “injustiçado” e tanto André Muchagata como Igor Martins pensavam que o sniper português era um dos que permaneceria no alinhamento principal.

Como pai, Mucha aponta que a situação de JUST poderá atrasar “a carruagem”, mesmo após as alterações, um detalhe que PIKA também coloca em cima da mesa. No entanto, Igor Martins afirma que se a SAW conseguiu acomodar JUST, nesta nova fase da sua vida, então está de acordo em manter o atleta português.

A equipa técnica também sofreu uma baixa, com Rui “vts” Soares a abandonar o cargo de treinador. Honestamente, achei super estranho eles terem tirado o vts, até parece um pouco contrassenso.” afirma Mucha, recordando que os jogadores da SAW “apontaram o vts como um dos grandes responsáveis pelas boas mudanças que a equipa teve”, mas acabou sacrificado.

Arki volta a sair do alinhamento principal. (PGL Esports)

PIKA não crê que faltou conhecimento de jogo a vts, mas sim por “não ter o pulso que o AIM tinha dentro deste core”. O comentador ilustrou com um exemplo recente nas finais da Master League Portugal:  “Senti por alguns momentos, enquanto espectador, que ele [vts] poderia ter sido mais interventivo”, finalizou.

 

PIKA: “NOPEEJ acho que atualmente é o jogador mais preparado para dar este salto”

 

Há duas vagas por preencher num projeto que sabe como chegar ao topo, de acordo com Ricardo “rmn” Oliveira. PIKA duplicaria a presença espanhola na equipa, trazendo Pere “sausol” Solsona e Antonio “Martinez” Martinez.

A entrada de Sausol é simples: sempre encaixou enquanto stand-in nesta equipa e por achar que tem características para preencher esta vaga deixada por arki”, justifica PIKA.

Já sobre a entrada de Martinez, o comentador português não olha às prestações do espanhol, em LAN, e aponta “é um awp muito agressivo que gosta de assumir o jogo e penso que é isso que os SAW podem procurar”. Sobre as prestações menos positivas, PIKA indica que Martinez têm sido “vítima” dos seus projetos e a forma como chegam às fases finais.

Rmn não coloca de parte o ingresso de jogadores internacionais. (PGL Esports)

Igor Martins oferece ainda um leque de nomes portugueses que representam organizações como a For The Win, Fourteen e OFFSET. Com a saída de Stadodo, um regresso de João “story” Vieira é o “único awp português que vejo a encaixar neste projeto”. No entanto, não fecha os olhos ao facto de a retirada de story iria afetar o projeto da For The Win e relembra que a primeira passagem de story na SAW, não correu da melhor forma.

Filipe “NOPEEj” Dias, José “shr” Gil e Rafael “arrozdoce” Wing são mais três sugestões de PIKA. Na opinião do comentador português, NOPEEj será o jogador mais preparado para dar o salto, enquanto que uma possível entrada de shr e arrozdoce pode “queimar alguns processos nas suas etapas de evolução”.

Mucha dá um passo atrás e diz “A nível de jogadores, eu honestamente tinha mantido o stadodo e tinha tirado o JUST, somente pela situação atual, e ia buscar o ewjerkz e o arrozdoce.” No entanto, perante a decisão da organização portuguesa, Mucha mantém uma dupla da For The Win, mas composta por story e arrozdoce.

Em relação ao treinador, os dois comentadores dizem que Daniel “NABOWOW” Brito tem o perfil para assumir o cargo, mas não esquecem outros nomes em ascensão como Gustavo “Juve” Alexandre, treinador da Into The Breach. PIKA assume ainda a possibilidade de um regresso de Ricardo “AIM” Almeida, ainda que difícil.

 

Perante as alterações estes seriam os lineups apresentados pelos comentadores:

PIKA Mucha

 Ricardo “⁠rmn⁠” Oliveira
 Christopher “⁠MUTiRiS⁠” Fernandes
 Tiago “⁠JUST⁠” Moura
Pere “Sausol” Solsona
Antonio “Martinez” Martinez

 Ricardo “⁠rmn⁠” Oliveira
 Christopher “⁠MUTiRiS⁠” Fernandes
 Tiago “⁠JUST⁠” Moura
João “story” Vieira
Rafael “arrozdoce” Wing