A Ninjas in Pyjamas foi eliminada do IEM Rio 2023, após ter sido derrotada pela Heroic, por 2-0, na final da bracket inferior do Grupo A.

Em duelo a eliminar, a Ninjas in Pyjamas defrontou a Heroic. O conjunto liderado por Aleksi “Aleksib” Virolainen elegeu Overpass para primeiro mapa desta série, mas, quem acabou por assumir o controlo da partida foram os dinamarqueses, que foram fugindo com o marcador desde cedo, acabando a primeira parte a vencer por 10-05.

A Heroic manteve o ímpeto e no T side não concedeu nenhuma ronda aos adversários, fechando assim o primeiro mapa desta série com uma vitória, 16-05.

Este BO3 seguiu para um dos melhores mapas da equipa comandada por Casper “cadiaN Møller, Inferno, onde os dinamarqueses contam com 10 vitórias em 13 jogos nos últimos três meses. Assim, num mapa onde se sente muito confortável, a Heroic efetuou uma primeira parte de grande nível, chegando ao final da mesma a vencer por 12-03.

As equipas trocaram os sides e na segunda parte, os dinamarqueses venceram as três primeiras rondas, colocando assim a 15ª ronda. Apesar de alguma dificuldade para fechar a partida, a Heroic acabou por conseguir a vitória por 16-09. Com esta vitória, os dinamarqueses seguem para os quartos-de-final da competição, enquanto a prestação da NIP nesta prova chega ao fim.

NAVI vence Grupo A do IEM Rio

Simultaneamente a este jogo, Natus Vincere e BIG mediam forças para decidir qual seria a equipa a vencer o Grupo A.

Mirage foi o mapa escolhido pelos alemães para arrancar esta série. Este duelo foi muito renhido, e as 30 rondas do tempo regulamentar não foram suficientes para encontrar vencedor. Assim, foi necessário recorrer a dois overtimes, para os ucranianos conseguirem triunfar, 22-20.

O segundo mapa deste confronto foi Inferno. A primeira parte voltou a ser equilibrada e terminou com a NAVI na frente do marcador, 9-6. A equipa comandada por Denis “electroNic Sharipov conseguiu fugir com o marcador na segunda parte, ao fechar os caminhos para o bombsite aos adversários e carimbando o triunfo por 16-08.

Este triunfo permite à Natus Vincere avançar diretamente para as meias-finais, enquanto a BIG garantiu presença nos playoffs, mas, vai ter de disputar os quartos-de-final.