Escândalo no cenário português de Counter-Strike. Na noite da passada quinta-feira(26), um organizador de uma competição portuguesa decidiu passar informações a uma das equipas durante uma partida, mas foi desmascarado.
Comecemos pelo início. Ontem, 5M e CalaosCornos defrontavam-se por uma vaga nos playoffs da Exeedme UF League, uma competição criada por Fábio “Wander” Pereira. Porém, foi durante o primeiro mapa que tudo começou.
Em declarações ao FRAGlíder, David “Dav1son” silva, jogador envolvido, revelou que, após quatro rondas disputadas, recebeu uma mensagem na Steam de Wander, com o seguinte: “Queres ajuda?”. O mesmo afirma ter ignorado e dado mute para se concentrar no jogo.
As mensagens durante o encontro
Contudo, quando terminou tempo regulamentar – as duas equipas empataram 12-12 -, este abriu a conversa e deparou-se com várias mensagens comprometedoras, entre as quais estavam: “Queres ajuda ou não?”, “Está só um A” e “Um Cubby“.
Sem saber o que fazer, David “Dav1son” silva partilhou esta informação com a sua equipa e, sem condições para continuar, decidiram abandonar a partida e, consequentemente, a UF League, uma vez que o seu organizador estava a tentar desvirtuar a competição.
Após o sucedido, Wander partilhou um comunicado no X a assumir completa responsabilidade e a referir que se iria retirar da competição. O próprio afirmou que cometeu tais ações por vingança e ódio.
A reação das equipas
Esta sexta-feira(27), a Enegise Club emitiu um comunicado, onde afirma que este não foi um ato isolado: “O Wander já teria praticado atos semelhantes em edições anteriores da UFLeague, divulgando informações sensíveis sobre as posições dos jogadores.”
Em consequência disto, a organização partilhou que “nunca mais participaremos em qualquer torneio ou evento organizado por Fábio “Wander” Pereira, e evitaremos qualquer competição patrocinada pela LC Informática.”
Já a 5M, equipa de David “Dav1son” silva, também foi perentória. A equipa louvou o seu atleta pela sua atitude de grande carácter e, com o comprometimento de combater este tipo de situações, oficializou a sua saída da UF League.