SAW Master League Portugal
Fotografia: Gabriel Lemos/MLP

A 5ª edição da RTP Arena Cup chegou ao fim este domingo, 4 de fevereiro. Depois de 3 anos de jejum nesta competição, a SAW voltou a sagrar-se campeã e, venceu a prova pela segunda vez.

Com um lugar na BLAST Premier Spring Showdown em oferta, a edição de estreia viu a SAW a bater a Movistar Riders, por 3-0, para garantir um lugar no torneio internacional. Para trás, ficaram equipas como Giants, x6tence e KPI.

Em 2021, lutou-se por um lugar no Showdown de outono e esse ano foi bem competitivo. SAW e Movistar Riders encontraram-se nas semifinais e os espanhóis saíram por cima, por 2-0, antes de a OFFSET derrotar a Iberian Family, por 2-1. Na grande final, Owen “smooya” Butterfield não deram qualquer hipótese à tropa portuguesa, 2-0.

O ano de 2022 marcou a primeira vez que não existiu uma equipa portuguesa na Grande Final, com esta a ser disputada pelas equipas de 00NATION e Movistar Riders. O triunfo viria a cair para a organização espanhola.

No ano de 2023, o elenco espanhol voltou a repetir o feito, conquistando o torneio pela terceira vez consecutiva, após bater a For The Win Esports na Grande Final por 2-0.

Este ano, 2024, a Movistar viu a sua domínio nesta prova chegar ao fim. A equipa espanhola perdeu nas meias-finais para a SAW por 2-1. Os warriors viriam a sagrar-se campeões desta prova, batendo a Rhyno na Grande Final por 2-0. A organização espanhola venceu o torneio pela segunda vez, mas, Movistar continua a ser a mais titulada, tendo sido tricampeã.

Temporada Vencedor
RTP Arena Cup 2020 SAW
RTP Arena Cup 2021 Movistar Riders 
RTP Arena Cup 2022 Movistar Riders 
RTP Arena Cup 2023 Movistar Riders
RTP Arena Cup 2024 SAW

 

Uma curiosidade importante de realçar é que, desde que existe fase de grupos, ou seja, desde 2021, o vencedor da prova qualifica-se para os playoffs na segunda posição do grupo.

Notícia atualizada a 05/02/2024