Nos últimos tempos têm surgido várias acusações preocupantes sobre roubo de skins. De acordo, com várias fontes, elementos do staff da Steam terão ajudado a roubar diversas skins, avaliadas em milhões de euros, nos últimos dois anos.

O YouTuber russo Mzkshow foi um dos primeiros a revelar que um hacker com o nome falso “Alexander” coordenou com um membro do suporte da Steam, de modo a obter acesso a contas Steam inativas, que tivessem pelo menos $100,000 no seu inventário.

Assim, “Alexander” entraria em contacto com a Steam alegando ter perdido os detalhes para efetuar o login e fornecia as informações de segurança necessárias, que tinham sido disponibilizadas pelo membro do suporte da Steam. Deste modo, assim que o acesso fosse concedido, ele conseguia mover todas as skins valiosas para outra conta e vendia as mesmas. Quando o roubo estivesse concluído, “Alexander” eliminava a conta hackeada e a conta para a qual transferiu os itens.

Uma das skins roubadas foi uma M4A4 Howl com stickers iBUYPOWER e Titan Holo de Katowice 2014. Esta skin que foi vendida por $35,000 encontra-se, atualmente, na conta do jogador da Natus Vincere, Valerij “b1t” Vakhovsjkyj.

Para além desta skin, também foram roubadas diversas AWPs Dragon Lore, AK-47 Case Hardened, luvas, facas e stickers, com alguns destes itens a ter um preço individual superior a $100,000.

Apesar de diversas contas terem sido roubadas segundo as informações que têm sido tornadas públicas por alguns membros da comunidade, a VALVE terá conseguido impedir que outras fossem roubadas, como é o caso da conta de HFB, um cidadão da Arábia Saudita com um inventário avaliado em mais de $3 milhões.

É importante salientar que os funcionários da VALVE não estão envolvidos nesta polémica, mas sim funcionários que trabalham para empresas, para as quais a VALVE terceiriza o suporte.

Com o mercado das skins a mexer milhões de euros todos os anos, cada vez têm sido mais os casos de roubos registados. Vê também: