Está confirmada a chegada do VALORANT Challengers a Portugal já em 2023. A Riot Games anunciou esta terça-feira a criação da prova, em parceria com a GOATPixel e a Inygon.

Depois das alterações ao ecossistema competitivo do VALORANT anunciadas em setembro, Portugal juntou-se às nove ligas europeias já existentes e torna-se agora possível que uma equipa portuguesa possa atingir o patamar mais alto do cenário competitivo: o VALORANT Champions, campeonato do Mundo da modalidade.

Num comunicado enviado à imprensa, o diretor executivo da Inygon, João Cício, mostrou-se muito satisfeito com este passo em frente: “”É com muito orgulho que vemos mais uma prova em Portugal ter reconhecimento oficial da Riot Games e integrar oficialmente o circuito competitivo europeu, desta vez no VALORANT. Era um dos principais objetivos quando arrancamos com o VCE, e é com grande satisfação que o vemos ser atingido em tão pouco tempo. Com isto, Portugal ganha mais destaque no panorama europeu, tendo agora duas provas oficiais da Riot Games no seu território, dando ainda mais possibilidades aos jogadores portugueses de poderem evoluir as suas carreiras competitivas tanto em Portugal como para o estrangeiro”.

Lê também:

Já o brand manager do VALORANT na Riot Games, Alberto Delgado, teceu elogios à comunidade portuguesa e afirmou existir um sentimento de orgulho por Portugal passar a ter a maior competição que pode existir num país: “Depois de anos repletos de incríveis competições e momentos inesquecíveis, estamos extremamente orgulhosos por anunciar que, no próximo ano, Portugal terá o seu próprio VALORANT Challengers, a maior competição que um país pode ter. Esta conquista é um reconhecimento do talento e da dedicação que a comunidade portuguesa tem mostrado. Mal podemos esperar para ver o futuro desta liga tão promissora”, disse.

Por último, também Milton Nixon, diretor executivo da GOATPixel, teceu o seu comentário: “Permitir que os jogadores portugueses possam chegar ao topo da competição mundial sem terem de largar as suas raízes em Portugal é o sonho para qualquer modalidade desportiva. Conseguir isso já em 2023 para os jogadores de VALORANT em Portugal enche-nos de orgulho. Acreditamos que a visibilidade adicional que trará aos jogadores e às suas equipas será também altamente benéfica para todo o ecossistema de esports”.

O VALORANT Challengers Portugal arranca apenas em 2023, pelo que são de esperar novidades nos próximos tempos. Por agora, vai decorrendo mais uma edição do Legion VALORANT Campeonato de Elite (VCE), o campeonato português, que vai distribuir 20 mil euros em prémios na presente temporada.