A caminhada até ao Major não é fácil e que o diga Raúl "DeathZz" Jordán Nieto, Alvaro "SunPayus" Garcia, David "dav1g" Granado Bermudo – este trio da Movistar Riders passou grande parte de 2021 a competir sem qualquer incentivo financeiro. 

As promessas que nunca se concretizaram, por parte da Caronte, e as dificuldades em arranjar um apoio como Iberian Family levaram a que os três jogadores aceitassem as propostas da Movistar Riders.

COVID-19 e VALORANT

No ano de 2020, o cenário espanhol de Counter-Strike: Global Offensive teve uma quebra no investimento. A chegada da pandemia obrigou algumas organizações a reduzir custos, ou até mesmo encerrar portas, enquanto que outras alocaram o investimento para o VALORANT.

O FPS da Riot foi recebido de braços abertos pela comunidade espanhola, com duas das grandes estrelas do CS:GO a decidir migrar para aquele que era o novo shooter competitivo. Heretics, Wygers, Cream Real Betis, entre outras organizações, seguiram o mesmo caminho e adoptaram a nova tendência.

Aquele que era um mercado repleto de oportunidades, inclusive para os jogadores portugueses, terminou com a debandada de algumas organizações e jogadores.

Entrada e saída da Caronte Gaming

No início de 2021, a aposta da maior parte do talento espanhol foi juntar-se e competir como "mix". Miami Pitingos e FUAAAARK foram as casas temporárias de alguns jogadores, que eventualmente foram adquiridos por algumas organizações. Estas duas equipas acabariam por conseguir presenças em competições da LVP e ESL España.

A Caronte Gaming, uma organização fundada em 2021, viu a oportunidade de formar uma equipa com jogadores espanhóis e decidiu fazer a aposta. 80% dos jogadores que formaram a primeira equipa de CS:GO da Caronte chegaram através das duas mixes espanholas. Para completar o quinteto, António "Slaxx" Mota foi transferido dos GTZ Bulls para a nova organização espanhola.

Desde cedo que este quinteto ibérico se mostrou com argumentos para disputar as partidas contra as melhores equipas ibéricas. A qualificação para o REPUBLEAGUE Tipos Season 1 ofereceu a oportunidade de defrontar algumas das melhores equipas europeias, algo que a Caronte se mostrou preparada – tendo sido eliminada na ronda decisiva do formato suíço.

Em maio, dois meses após ter apresentado a equipa, a Caronte revelou que iria suspender atividades. Os problemas financeiros e má gestão obrigaram a organização a libertar os seus jogadores – que revelaram não ter recebido um cêntimo por parte dos responsáveis do clube.

Esta batalha entre o projeto de CS:GO e a organização irá arrastar-se até 2022, com os jogadores e staff a entrarem num litígio judicial, de acordo com SunPayus.

Iberian Family – A solidificação do projeto

Apesar de terem perdido o apoio financeiro – que nunca chegou – os cinco jogadores e o staff decidiram manter-se juntos. Os resultados obtidos ainda como Caronte deram alento ao projeto, que se apresentou como Iberian Family.

A aposta foi acertada e os resultados continuaram a aparecer. Slaxx e companhia começaram por dominar o grupo ibérico do Spring Sweet Spring 3, que valeu a qualificação para a segunda fase. Na segunda fase caíram para o lote de equipas com duas derrotas, mas três vitórias contra Tricked, Ambush e Apeks abriu a porta para a fase seguinte.

Um dos grandes resultados desta equipa surgiu na primeira ronda do Main Swiss. A Iberian Family colocou a MIBR em sentido e bateu a organização brasileira, por 2-0. Eventualmente o projeto viria a ser eliminado da prova, mas estes resultados valeu a solidificação do projeto dentro do top 70 da HLTV.

Com presença garantida no RTP Arena Cup 2021, o conjunto ibérico superiorizou-se sobre a Movistar Riders, de Owen "Smooya" Butterfield, e reclamou o primeiro lugar do grupo. Nos playoffs uma partida muito disputada contra a OFFSET ditou a eliminação da Iberian Family da prova.

Transição para a Movistar Riders e o caminho para o Major

No início de agosto, David "Kairi" de Miguel cedeu uma entrevista a Pitu Herranz. O treinador da Iberian Family falou da saída de DeathZz do projeto, mas acima de tudo do stress que a falta de apoio estava a causar. "Queremos uma casa que nos dê um apoio, não precisa de ser grande, mas algo que nos tranquilize." Foi assim que Kairi enquadrou o plano de seguir em frente, já com o quinto jogador alinhado.

A 12 de agosto, a Iberian Family acabaria por perder dois elementos – que também viria a custar a vaga da ESEA Advanced. SunPayus, Dav1g e DeathZz foram escolhidos para integrar os quadros da Movistar Riders, que decidiu voltar a um projeto espanhol.

Dav1g, já com camisola dos jinetes, descreveu todo o processo da transição para a Movistar Riders dizendo que ficou em choque e que tudo aconteceu numa questão de minutos.

Sem Smooya – claramente o jogador mais do projeto anterior – colocaram-se pontos de interrogação na decisão, mas Alejandro "mopoz" Cano garantiu: "Creio que esta é a melhor equipa da Movistar Riders." Esta afirmação não se refletiu nos resultados da ESEA Premier 38, onde a Movistar Riders ainda vai disputar as relegações, mas no IEM Fall a história foi diferente.

A resiliência de um cenário que sofreu uma queda substancial no investimento, não foi um entrave para os jogadores que continuaram a competir e a acreditar.