Oleksandr “s1mple” Kostyliev, astro ucraniano que deixou, recentemente, a Natus Vincere, volta a estar no centro das atenções. Em vésperas da BLAST Premier Fall Final, o técnico da organização do Leste,  Andrij “B1ad3” Ghorodensjkyj, abordou o tema que tem inquietado os fãs da modalidade em declarações à HLTV.

Em finais do mês de outubro, s1mple anunciou uma pausa competitiva. O AWPer revelou que era “hora de fazer uma pausa como queria”. Posto isto, o cenário internacional ficou sem uma das suas maiores valias e B1ad3 não sabe quando, ou se acontecerá o seu regresso: “Claro que é possível. Acredito que não volte, mas tudo é possível. Depende de muitas circunstâncias, como é óbvio, de como ele se vai sentir, da sua motivação, de como a equipa se vai sentir, de como vamos encontrar o nosso ritmo nos próximos meses”, começou por dizer o técnico, antes de confirmar que a NAVI não sofrerá alterações até às vésperas do Major.

“Teremos de certeza esta final do BLAST, Abu Dhabi e as eliminatórias do Major. É um pouco arriscado mudar alguma coisa, é preciso algum tempo antes de um Major para construir algo e ser capaz de competir. Depois disso, tudo pode acontecer, obviamente”, explicou B1ad3.

“A ideia era ter três candidatos na cabeça”

Para colmatar o lugar de s1mple, a NAVI precisou de recorrer ao mercado, e contratou o jovem compatriota ex-Sprout, Ihor “w0nderful” Zhdano. Questionado sobre o processo de seleção, B1ad3 revelou qual é a fórmula de seriação da equipa: “Estávamos a ponderar os candidatos e a pensar qual seria a melhor opção para nós. Não tínhamos a certeza. Para mim, a melhor maneira, sempre, é pegar num jogador e ter três ou quatro dias de treino com ele. Nesse caso, posso dizer imediatamente se é o nosso homem ou não. Tivemos algo parecido com o Perfecto quando substituímos o GuardiaN”.

Para o técnico de 37 anos, a mais-valia de w0nderful é a idade: “Acho que a melhor qualidade do w0nderful é o facto de ter 18 anos, de certeza. Para mim, isso é crucial. Se pegarmos em alguém com mais de 25 anos, ele tem o seu próprio passado, um passado completamente diferente. Não sabemos quem lhe ensinou Counter-Strike”, esclareceu B1ad3, que tinha três nomes em mente para o lugar de s1mple, mas nenhum deles passou pelo processo de treino.

“Não, não treinamos. A ideia era ter três candidatos na cabeça e, como não havia muitos, não era preciso treinar com eles. Basicamente, sabíamos que não havia uma grande diferença entre eles”, finalizou.

Leia também:

A NAVI estreia-se na BLAST Premier Fall Final na próxima quarta-feira, num duelo da zona CIS diante da Cloud9. A turma comandada por B1ad3 está inserida no Grupo A da competição.