Fotografia: HLTV

O ano de 2023 está a terminar e, como é habitual, a HLTV começou a lançar o top 20 de melhores jogadores do ano de Counter-Strike. A cada escolha, o jogador respetivo é convidado a eleger uma Bold Prediction, ou seja, um jovem talento do qual a comunidade deve ficar atenta. Este artigo será atualizado, à medida que o portal for divulgando mais nomes da lista.

1.º nilo (ZywOo)

Linus “⁠nilo⁠” Bergman é apontado como uma das maiores promessas do mundo. O jovem sueco foi apontado por Mathieu “ZywOo” Herbaut como um dos talentos a ter em conta. O francês é o quinto jogador a dar a sua bold prediction ao jovem de 19 anos, juntando-se assim a Casper “⁠cadiaN⁠” Møller, Nemanja “⁠huNter-⁠” Kovač, Helvijs “⁠broky⁠” Saukants e Martin “⁠stavn⁠” Lund.

Atualmente ao serviço da Metizport, nilo parece ter todo o potencial para se afirmar no cenário competitivo de Counter-Strike. Em 2023, o sueco registou um rating de 1.22, abatendo 3822 inimigos nas 194 partidas que realizou.

2.º podi (NiKo)

Paavo “podi” Heiskanen volta a ser destacado por um dos melhores jogadores do mundo. Depois de ter sido a bold prediction de Guy “⁠NertZ⁠” Iluz, o finlandês é apontado por Nikola “NiKo” Kovač como um dos jogadores a ter em conta em 2024.

podi conta com 19 anos e, representa a ENCE Academy desde julho de 2022. Durante 2023, o atleta finlandês registou um rating de 1.18, sendo um dos melhores da sua equipa, estatisticamente.

3.º aNdu (ropz)

Robin “ropz” Kool decidiu destacar o seu compatriota Andreas “aNdu” Maasing como jogador a ter debaixo de olho em 2024.

Com apenas 18 anos, aNdu representa a GL Academy, mas, já jogou pela equipa principal da GamerLegion, quando em dezembro de 2023 colmatou a ausência de Sebastian “⁠volt⁠” Maloș. O torneio acabou por não correr de feição ao atleta da Estónia que registou um rating de 0.83, um dos piores da competição. Apesar da sua estreia pela equipa principal não ter corrido da melhor forma, ainda jovem, aNdu terá, com certeza, outras oportunidades para provar o seu valor.

4.º synyx (m0NESY)

Daniil “synyx” Mazur é o jogador eleito por Ilya “m0NESY” Osipov como bold prediction. O AWPer da G2 acredita no potencial do seu antigo companheiro de equipa na Natus Vincere e, confia que em 2024 o ucraniano irá dar o salto.

Com apenas 19 anos, synyx tem jogado nos últimos tempo com a equipa de Owen “smooya” Butterfield e, tem dado nas vistas, registando um rating de 1.22 na Betswap Winter Cup.

5.º Zax1e (Spinx)

Lotan “Spinx” Giladi, nomeado como o quinto melhor jogador do último ano, decidiu atirar um nome que conhece bem. O israelita olhou para dentro de portas e mencionou o nome de Doron “Zax1e” Prizent como um talento a ter em conta.

O seu compatriota tem 19 anos e atua ao serviço da NOM, equipa israelita. A sua qualidade já lhe valeu a chamada a equipas superiores para assumir o papel de stand-in.

6.º KuKuBambo (SunPayus)

Eleito como o sexto melhor jogador do mundo em 2023, Alvaro “SunPayus” Garcia escolheu como Bold Prediction Kacper “KukuBambo” Szlachta, jovem de 18 anos que recentemente trocou a Permitta pela 9INE.

 

7.º froz1k (s1mple)

Adam “froz1k” Nagornyi tem apenas 15 anos de idadE e já encanta um dos melhores jogadores da história do Counter-Strike. Escolhido por Oleksandr “s1mple” Kostyliev na sua Bold Prediction, o talento da NAVI Youth é mais um, entre outros, na zona CIS, que se destaca pela qualidade individual.

8.º Magnojez (sh1ro)

Com 19 anos de idade, Kirill “Magnojez” Rodnov já somou experiências em Websterz e K23, mas destaca-se, atualmente, nas fileiras secundárias da Team Spirit. Cotado como o próximo grande talento da zona CIS, Magnojez provem da casa que lançou Danil “donk” Kryshkovets nos grandes palcos. De recordar que, no início de 2023, sh1ro mencionou donk na sua Bold Prediction.

9.º nilo (stavn)

E como não há duas sem três, Linus “nilo” Bergman aparece, pela terceira vez, na lista de Bold Predictions. O sueco já foi recomendado anteriormente por Casper “cadiaN” Møller e Helvijs “broky” Saukants.

10.º nilo (broky)


Linus “nilo” Bergman é o primeiro jovem talento a aparecer duas vezes nesta lista. Escolhido inicialmente por Casper “cadiaN” Møller, o jovem sueco foi também a Bold Prediction de Helvijs “broky” Saukants.

O rifler, de apenas 18 anos, começou a dar nas vistas desde cedo, o que lhe valeu um convite para representar a equipa de academia da NIP. Após dois anos na Young Ninjas, mudou-se recentemente para a Metizport.

11.º lauNX (dev1ce)

Nomeado para o 11.º lugar, Nicolai “dev1ce” Reedtz jogou pelo seguro na sua Bold Prediction, ao eleger Laurențiu “lauNX” Țârlea. O jovem romeno destacou-se ao serviço da Sprout, o que lhe valeu um lugar na Falcons a meio da temporada.

Porém, a sua estadia na organização saudita foi curta e, após cerca de seis meses, foi emprestado à BLEED. Com 18 anos, Laurențiu “lauNX” Țârlea conta já com alguma experiência internacional e assume um papel importante no mais recente projeto europeu.

12.º – Nexius (frozen)

No décimo-segundo posto entre os vinte melhores jogadores do mundo, David “frozen” Čerňanský elegeu Bram “Nexius” Campana como a sua Bold Prediction. O belga que representa, atualmente, a formação da OG, alinhou lado-a-lado com frozen no quinteto da MOUZ.

Proveniente da academia da organização, Nexius subiu aos grandes palcos na Austrália, onde disputou a IEM Sydney 2023 junto da turma de frozen e companhia. Na época, o belga substituiu o jovem, Jimi “Jimpphat” Salo. Desde então, o atleta ficou na retina de vários conjuntos, e o salto para outro patamar era expectável.

13.º – nilo (huNter-)

A par de Casper “cadiaN” Møller, Nemanja “huNter-” Kovač elegeu Linus “nilo” Bergman como a sua Bold Prediction. O prodígio nórdico deu cartas desde cedo no Counter-Strike e, apesar de ter apenas 18 anos, jogava desde 2021 ao serviço da equipa de academia da NIP.

Em setembro do ano corrente, deu o salto para a formação da Metizport, equipa que detém o seu passe desde então. Ao serviço da turma sueca, nilo tem assumido o destaque, e assinala, nos últimos três meses de competição, um rating na casa dos 1.22.

14.º – podi (NertZ)

Guy “NertZ” Iluz pode ter deixado a ENCE, mas a ENCE não sai de dentro de ele. O israelita foi considerado o 14º melhor jogador do mundo em 2023 e como Bold Prediction decidiu lançar o nome de Paavo “podi” Heiskanen.

O jovem está ao serviço da equipa de academia da ENCE e, muito provavelmente, terá chamado à atenção de Guy “NertZ” Iluz. Paavo “podi” Heiskanen é AWPer e representa a organização desde o verão de 2022, tendo já levantado três troféus ao serviço da mesma.

15.º – sirah (jabbi)


Eleito como o 15.º melhor jogador do mundo em 2023, Jakob “jabbi” Nygaard não surpreendeu na sua Bold Prediction. O dinamarquês jogou pelo seguro e apontou para William “sirah” Kjærsgaard, como um talento a não tirar os olhos.

De 17 anos, o jovem já mostrou muito qualidade, tendo assinado pela MOUZ NXT no verão de 2023, após ter brilhado na MASONIC. É, atualmente, uma das grandes esperanças do Counter-Strike nórdico.

16.º – xKacpersky (blameF)


Benjamin “blameF” Bremer foi nomeado pela HLTV como o 16.º melhor jogador do mundo em 2023. Na sua Bold Prediction, o jogador da Astralis elegeu Kacper “xKacpersky” Gabara, jovem polaco, de 17 anos.

Apesar de estar atualmente sem equipa, o jovem jogador polaco é visto como um dos grandes prodígios do país. Não é por acaso que é muitas vezes chamado para dar stand-in nas equipas polacas quando estas estão desfalcadas.

17.º – Altekz (Magisk)

A HLTV elegeu Emil “Magisk” Reif  como o 17.º melhor jogador do mundo em 2023 e a Bold Prediction do atleta dinamarquês foi para o seu compatriota Alexander “Altekz” Givskov, que atualmente se encontra a representar a Preasy Esports.

O jogador de 20 anos destacou-se ao serviço da MASONIC, em 2020/2021 e, despertou o interesse da Astralis, que decidiu avançar para a aquisição do rifler dinamarquês. Depois de dois anos ao serviço da academia da organização dinamarquesa, Altekz teve uma oportunidade para jogar na equipa principal durante dois meses mas, acabou por não convencer e regressou à academia, acabando por abandonar a organização em julho deste ano para rumar à Preasy.

Durante o ano de 2023, Altekz registou um rating de 1.12 e, Magisk acredita que o jovem pode atingir um patamar alto se estiver rodeado pelos jogadores certos ao seu lado.

18.º – nilo (cadiaN)


Casper “cadiaN” Møller foi eleito o 18.º melhor jogador do mundo em 2023 e a sua Bold Prediction foi Linus “nilo” Bergman. O veterano elegeu o jovem rifler sueco que atualmente se encontra ao serviço da Metizport.

O prodígio nórdico deu cartas desde cedo no Counter-Strike e, apesar de ter apenas 18 anos, jogava desde 2021 ao serviço da equipa de academia da NIP. Em setembro deu o salto para a formação sueca que eliminou recentemente a For The Win de um torneio internacional. Linus “nilo” Bergman recebeu um voto de confiança pesado e veremos se conseguirá corresponder às expectativas.

19.º – noway (KSCERATO)

Na décima-nona posição, a HLTV elegeu o jogador da FURIA, Kaike “KSCERATO” Cerato, e este não perdeu tempo em apontar um talento compatriota. Kaiky “noway” Santos, atleta de 18 anos que representa a Imperial desde outubro, carrega consigo um enorme potencial. Desde que entrou na formação canarinha, noway assinalou um KD de 1.19 e ajudou a equipa a conquistar o CBCS Invitational 2023.

Para além do brasileiro, KSCERATO deixou uma menção honrosa ao talento chileno, Matias “HUASOPEEK” Ibañez Hernandez. Depois de um período ao serviço do Flamengo, o jovem mereceu a chamada à formação principal da 9z.

20.º – r1nkle (Twistzz)

O atleta da FaZe, Russel “Twistzz” Van Dulken, foi eleito em vigésimo lugar nesta lista. Ora, como Bold Prediction, o canadiano escolheu Artem “r1nkle” Moroz, jovem ucraniano que representa a B8 esports.

No ano de 2023, r1nkle assinalou a maior proeza no RMR europeu para o BLAST.tv Paris Major. Em LAN, o ucraniano registou um KD na casa dos 1.20. Em suma, no Counter-Strike 2, o atleta da B8 contabilizou 1.17 em todas as competições.