Outsiders, equipa que pertence à Virtus.pro mas compete com bandeira e nome neutros devido ao conflito armado entre Rússia e Ucrânia, surpreendeu a comunidade de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) ao colocar David “n0rb3r7” Danielyan no banco de suplentes para o arranque de 2023. O facto de a equipa russa ter conquistado o IEM Rio Major 2022 na reta final do ano não tornou impeditivo que alterações fossem feitas.

Nesse sentido, a equipa decidiu remover n0rb3r7 do lineup ativo e contratar a jovem promessa Aleksandr “KaiR0N-” Anashkin, que pertencia aos quadros da Aurora. Tido como um dos maiores talentos da região CIS, o jovem de 18 anos vai ter a chance de se mostrar ao serviço dos vencedores do último Major, numa mudança que foi explicada por Dzhami “Jame” Ali, capitão e in-game leader da equipa, através do seu canal de Telegram.

Apesar de tudo ter corrido bem no Rio de Janeiro, o sniper acredita que a equipa precisava desta mudança. “Está tudo muito claro no anúncio oficial. Não existe muito a acrescentar. Precisávamos de um estilo de jogador como o YEKINDAR para o nosso sistema funcionar em pleno”, afirmou Jame.

A decisão da equipa em remover n0rb3r7 não foi vista com bons olhos por toda a gente. Alguns adeptos acusaram a organização e a equipa de serem cruéis para com o companheiro e a namorada do mesmo acusou os outros quatro jogadores de terem ficado “loucos com o dinheiro”. Estas acusações, de resto, são desmentidas por Jame, que disse não ter havido jogadas sujas no processo: A decisão é partilhada por todos, jogadores e organização. Foi tudo feito de forma aberta e sem sujidade. Vamos jogar com o KaiR0N- nos próximos torneios e vamos ver como corre”.

Por agora, a Outsiders vai então apresentar-se com o jovem russo nos próximos compromissos. No entanto, se as coisas não correrem como o planeado, o CEO da Virtus.proNikolai Petrossian, deixou a porta aberta para o retorno de n0rb3r7“O plantel ganha a flexibilidade que precisa, a aptidão para haver rotação e permanece robusto”, disse o dirigente na altura do anúncio oficial, ao mesmo tempo que lembrou que o jogador permanece ligado contratualmente ao clube e como parte do plantel. No entanto, Petrossian mostrou também abertura para emprestar n0rb3r7 a algum emblema que o deseje, caso seja também essa a vontade do jogador.