sdy
Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

Monte anunciou esta quarta-feira (18) a contratação a título definitivo de Viktor “sdy” Orudzhev. O ex-jogador da NAVI vai ocupar o lugar deixado vago por Frederik “Fessor” Sørensen.

Desde que saiu da NAVI, sdy já tinha vindo a atuar com a equipa europeia, na sequência da lesão contraída por Fessor. O dinamarquês foi diagnosticado com artrite, passou por duas intervenções cirúrgicas e ainda se encontra em fase de recuperação. Numa primeira fase, sdy jogou como stand-in em alguns qualificadores, mas a equipa acabou mesmo por optar por mover Fessor para o banco de suplentes e contratar o ucraniano em definitivo.

A Monte é agora composta por:

Volodymyr “Woro2k” Veletniuk
Viktor “sdy” Orudzhev
Serhii “DemQQ” Demchenko
Mohammad “BOROS” Malhas
Szymon “kRaSnaL” Mrozek

Aidyn “KrizzeN” Tūrlybekov (Treinador)

Depois de seis meses como stand-in na NAVI, Viktor Orudzhev não foi o escolhido da organização ucraniana para ficar com o lugar. Durante o período com a equipa de Oleksandr “s1mple” Kostyliev, sdy adicionou ao palmarés o título da BLAST Premier: Spring Finals 2022, disputada em Lisboa e que marcou o primeiro evento do jogador com o emblema ucraniano. Depois disso, seguiu-se um vice-campeonato no IEM Cologne 2022 e o ano terminou com sabor amargo para as cores ucranianas, na sequência de um 5-8.º lugar no IEM Rio Major 2022.

sdy de regresso a uma equipa internacional

Aos 25 anos, sdy regressa a um lineup internacional, apesar de nesta situação existir uma maioria ucraniana. Anteriormente, o rifler representou a MAD Lions antes de se juntar à NAVI, naquela que foi a sua única experiência internacional até à data.

A chegada à organização espanhola deu-se em janeiro de 2022, depois de um período no banco de suplentes da Spirit, onde se destacou enquanto jogador. No entanto, o primeiro projeto internacional de sdy esteve longe de correr pelo melhor.

Apenas três meses depois, a MAD Lions decidiu fechar a secção de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e listar para transferência todo o lineup, que para além de sdy era ainda composto pelo polaco Michał “MICHU” Müller, pelo lituano Justinas “jL” Lekavicius e pelos dinamarqueses Thomas “TMB” Bundsbæk e Johannes “b0RUP” Borup.

O primeiro projeto do atleta da Ucrânia fora da região CIS terminou de forma repentina e sem qualquer título no palmarés. Cerca de um ano depois, o jogador volta a embarcar numa equipa com tons internacionais, ainda que neste caso haja claramente um core ucraniano definido.