O atleta ucraniano Oleksandr “s1mple” Kostyliev venceu pela terceira vez, a segunda consecutiva, o prémio de melhor jogador do ano. Depois de já ter conquistado este prémio em 2018 e 2021, o AWPer voltou a ser considerado o melhor jogador do ano em 2022.

O ano passado nem foi dos mais felizes coletivamente para o atleta da Natus Vincere, uma vez que a sua equipa apenas conseguiu conquistar um torneio, a BLAST Premier Spring Finals 2022.

Apesar do sucesso coletivo não ter sido grande, individualmente o ucraniano de 25 anos voltou a estar em destaque. No que diz respeito às estatísticas, s1mple alcançou um rating de 1.26, e é a par de Dmitry “sh1ro” Sokolov o atleta com o maior rating em 2022. s1mple foi premiado com dois prémios de MVP, na IEM Cologne 2022 e na BLAST Premier Spring Finals 2022.

Com a conquista deste prémio, o atleta da NAVI torna-se o primeiro jogador de CS:GO a vencer o prémio de melhor jogador do ano por três vezes.

A classificação final dos 20 melhores de 2022 é a seguinte:

1. Oleksandr “s1mple” Kostyliev
2.  Mathieu “ZywOo” Herbaut
3. Dmitry “sh1ro” Sokolov
4. Sergey “⁠Ax1Le⁠” Rykhtorov
5. Nikola “⁠NiKo⁠” Kovač
6. Helvijs “broky” Saukants
7. Ilya “m0NESY” Osipov
8. Robin “ropz” Kool
9.  Kaike “⁠KSCERATO⁠” Cerato
10. DK Martin “⁠stavn⁠” Lund
11. Russel “Twistzz” Van Dulken
12. DK Benjamin “⁠blameF⁠” Bremer
13. Håvard “⁠rain⁠” Nygaard
14. Nemanja “huNter-” Kovač
15. Mareks “⁠YEKINDAR⁠” Gaļinskis
16. Valeriy “b1t” Vakhovskiy
17. David “⁠frozen⁠” Čerňanský
18. Lotan “Spinx” Giladi
19.  Yuri “yuurih” Santos
20. Dzhami “Jame” Ali

Os vencedores do HLTV Award Show

Para além do prémio de melhor jogador do mundo, vários outros foram atribuídos durante o HLTV Award Show que decorreu durante este sábado na Space Arena, em Estocolmo, na Suécia.

As categorias que foram decididas foram Âncora do ano, AWPer do ano, IGL do ano, Melhor atleta a abrir rondas do ano, Melhor atleta a fechar rondas do ano, Treinador do ano e Melhor cinco do ano.

Para além destas categorias, existiram alguns prémios que foram atribuídos recorrendo ao staff da HLTV, tendo side eles: Melhor jogada do ano, Melhor rookie do ano, Jogadora do ano, Equipa feminina do ano e Equipa do ano.

O treinador português Ricardo “JTR” Júnior, que se encontra ao serviço da Nigma Galaxy, subiu ao palco do HLTV Award Show para receber o prémio de melhor equipa feminina do ano.

Os vencedores de cada categoria foram os seguintes: