O primeiro Major de Counter-Strike 2 aproxima-se a passos largos e está na altura de fazer contas às equipas que mantiveram a maioria do seu roster em relação ao anterior Major, e quais as que não conseguiram. Assim sendo, não vão ter convite para disputar o PGL Major Copenhagen 2024 RMR.
As regras dos Majors no que diz respeito aos convites são claras. A entidade responsável pela organização deste torneio irá convidar todas as equipas, que mantenham o core (pelo menos 3 elementos, excluíndo substituto e treinador), e que tenham participado no Elimination Stage, que antes era conhecido como Legends Stage. Assim, qualquer equipa que tenha promovido pelo menos três alterações no seu elenco, em relação ao que disputou o último Major, irá perder o convite para participar no RMR.
Equipas que já perderam a vaga no Major RMR
De acordo com estas regras, quatro equipas já perderam a sua vaga, até ao momento. A Natus Vincere procedeu a quatro alterações no elenco, mantendo apenas Valerij “b1t” Vakhovsjkyj em relação ao último elenco que participou no Major. Quem também perdeu três elementos do seu core foi a fnatic, mantendo apenas Freddy “KRIMZ” Johansson.
Já a Heroic e a Into the Breach perderam três jogadores e também ficaram sem a vaga. A situação da Heroic é irreversível, contudo, a da Into the Breach poderá ser revertida, uma vez que a organização britânica tem Thomas “Thomas” Utting no banco e o elenco de Counter-Strike conta com um atleta emprestado. Caso o britânico regresse ao lineup ativo, ou seja inscrito como jogador do plantel principal e, Tomasz “tomiko” Uroda como suplente, a Into the Breach volta a contar com a vaga no RMR.
Nota: À esquerda são apresentados os lineups do último major, enquanto à direita são os atuais
Equipas em risco de perder a vaga no Major RMR
Apesar de, até ao momento, apenas quatro equipas terem perdido a sua vaga no PGL Major Copenhagen 2024 RMR, existem várias que estão na corda bamba, e caso efetuem mais alguma alteração no elenco irão perder a sua vaga.
Numa altura em que algumas equipas ainda pensam em fazer trocas, e outras não têm o elenco completo, há certas organizações que, provavelmente, vão ter de fazer esforços para não perderem jogadores, porque caso contrário poderão também perder a vaga na competição de acesso ao Major.
Em relação aos outros elencos, todos eles estão completos, mas, caso alguma organização seja obrigada a vender ou despedir-se de um elemento, poderá ficar numa situação bastante complicada, visto que deixar de contar com a maioria do core e perderá a vaga no RMR.
Em risco de perder vaga:
Nota: À esquerda são apresentados os lineups do último major, enquanto à direita são os atuais
As equipas que participaram no último Major e perderam a vaga no próximo RMR devido ao número de alterações que fizeram, ainda podem receber convite com base na posição que ocupam no ranking regional da VALVE.
O PGL Major Copenhagen 2024 está agendado para decorrer entre os dias 17 e 31 de março e ficará para a história como o primeiro Major de Counter-Strike 2. Antes do evento principal irão decorrer os RMRs, que irão começar a 14 de fevereiro na Europa, e terminar a 4 de março na América.